Como utilizar recursos didáticos e tecnológicos oferecidos pela EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 05/05/2017 - 10:05:33 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como utilizar recursos didáticos e tecnológicos oferecidos pela EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Nos últimos anos, a educação à distância tem ganhado grande popularidade e cada vez mais adeptos. Através de recursos tecnológicos, a modalidade permite que mais pessoas, dos mais variados estilos de vida, tenham acesso à uma educação de qualidade. Apesar de ainda sofrer um certo tipo de preconceito por um grande número de pessoas e empresas, a modalidade é regulamentada pelo Ministério da Educação, que garante que a qualidade do curso EaD é a mesma de um curso presencial.

Vantagens da Educação à Distância

Não é à toa que a modalidade de estudos remotos tem ganhado cada vez mais alunos.  Vamos às suas principais vantagens:

1.    Flexibilidade

A educação à distância oferece uma flexibilidade de horários aos estudantes que, por quaisquer motivos, possuem pouco tempo disponível para se dedicar aos estudos.

2.    Autonomia

A modalidade permite que o aluno estude o assunto que quiser no seu próprio ritmo. Além disso, alguns sistemas favorecem que o aluno assista às aulas novamente, o que ajuda a sanar muitas dúvidas e oferece um melhor aprendizado.

3.    Fácil acesso

Através deste tipo de curso, muitas pessoas que residem em locais muito distantes e/ou remotos podem ter acesso ao ensino superior com muito mais facilidade e conforto.

4.    Valor acessível

Normalmente,  os cursos à distância possuem um valor de mensalidade menor, o que facilita ainda mais o acesso ao ensino superior.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

As instituições que oferecem a educação à distância possuem um sistema chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É através dele que o aluno tem acesso ao conteúdo das aulas, realiza as atividades propostas e recebe as orientações dos professores. Porém, é necessário que este recurso tecnológico seja utilizado da maneira correta, para que o aluno obtenha sucesso em seus estudos. Aqui vão algumas dicas:

1.    Comprometa-se

Por conta da flexibilidade oferecida pela educação à distância, muitos alunos podem acabar não se comprometendo como deveriam. O sistema AVA possui um mecanismo que identifica a presença do aluno e as aulas assistidas por ele; portanto, é necessário que se fique atento às faltas e ao cronograma, para que a aprendizagem seja garantida e o aluno não se prejudique.

2.    Abuse dos recursos

Os alunos de educação à distância possuem acesso o material didático, incluso na mensalidade.  É necessário que o material seja estudado detalhadamente, para que o aluno tenha uma completa absorção dos conteúdos e saiba o que exatamente lhe será cobrado nas avaliações. Além disso, é importante que o aluno saiba estudar, pesquisar e ler por conta própria, para que o conhecimento se torne mais abrangente.

3.    Comunique-se

Os ambientes virtuais de aprendizagem possuem salas de aula virtuais, e além disso, o aluno pode se comunicar diretamente com o professor para tirar dúvidas.  Esse é um dos principais diferenciais da educação à distância, pois dessa forma, o aluno recebe uma assistência individual. Comunicar-se com os colegas de sala virtuais e com o professor é muito importante para que o aluno possa compreender melhor os conteúdos. Gostou de conhecer melhor sobre como lançar mão das  tecnologias em EAD? Comente abaixo e continue acompanhando o blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.