Como a Plataforma de Experiência de Aprendizagem promove a aprendizagem centrada no aluno

22/06/2023 19:06:09

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

O que é aprendizagem centrada no aluno?

É uma didática de aprendizagem em que o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, onde o professor atua como um facilitador, ajudando o discente a formular sua própria solução às questões e problemas. Diferente do ensino tradicional, em que o educador é o único detentor do conhecimento, a aprendizagem centrada no aluno valoriza a autonomia dos estudantes, dando-lhes oportunidade de pensar e refletir sobre o conteúdo. Assim, eles conseguem desenvolver melhor suas competências e habilidades na prática.

Quais seus benefícios?

Como as aulas deste estilo são dinâmicas, criativas e sem mecanização, as crianças e jovens conseguem obter mais facilidade para absorver novos conceitos, consumindo o conteúdo de modo mais intenso, tendo uma visão ampla do assunto. Além disso, a aprendizagem centrada no aluno assegura outros benefícios, tais como:

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Ser protagonista do próprio aprendizado favorece o aprendizado das competências socioemocionais, dado que eles aprendem a lidar com frustrações e imprevistos. Aprendizagem pensada na realidade Uma vez que são apresentados problemas para resolução, o grupo entende, na prática, que é possível “desvendar” aquele desafio, aproximando-os assim os aprendizes do mundo real, contribuindo para a formação de um adulto reflexivo e independente.

Teoria e prática andam juntas Como bem assegura Carl Rogers, com o aluno no centro do saber, o mesmo aprende por meio da prática, do erro e acerto, resultando num aprendizado significativo para a sua vida.

Melhor retenção do conhecimento

Quando usada corretamente, a abordagem aumenta a motivação em aprender, favorecendo a retenção do saber. As pesquisas apontam a tendência por práticas inovadoras, como mostra uma página do Google Edu sobre aprendizagem centrada no aluno.

Dados do Pew Research Center indicam que 67% da população geral da Espanha achava mais relevante implantar práticas criativas e que favorecessem o pensamento independente dos alunos, tendo a disciplina ficado em segundo plano. No mesmo conteúdo citado acima constam também dados da Nureva, que publicou em 2016 que 65% dos professores dos Estados Unidos colocavam a aprendizagem centrada no aluno como um recurso essencial no desenvolvimento de competências para o século XXI.

No Brasil, a técnica mostrou-se eficaz no ensino superior, segundo uma amostra feita em uma universidade paulista. Um artigo publicado na Revista Eletrônica RAGC apontou uma diferença gritante nas notas obtidas através do método centrado no aluno e o ensino tradicional: 88% contra 66%, respectivamente. Portanto, mais que uma hipótese, esse modelo de ensino tem comprovação de resultados favoráveis para escolas e instituições de educação superior, o que leva a possibilidade de mais países o implementarem a fim de alcançar melhores índices de aprendizagem.

Como colocar em prática?

Primeiramente, os educadores precisam conhecer a realidade dos seus alunos, identificando o perfil de cada um deles, para que depois sejam definidos os fatores que reforçam e dificultam a aprendizagem individual.

Em segundo lugar, faz-se útil adquirir um sistema de avaliação contínua, que viabiliza os subsídios para o professor dar uma orientação adequada a cada aluno. 

Além disso, outros passos são importantes no intuito de colocar em prática o aprendizado focado no aluno:

  • O conhecimento prévio do aluno tem de ser valorizado, dando chances de ele expor sua visão de mundo sobre diferentes assuntos;
  • A didática de aula precisa ser moldável e adaptada ao contexto dos discentes;
  • O conteúdo não pode ser igualmente distribuído para todos os aprendizes, pois é necessário adequar o objetivo educativo ao nível de aprendizagem do aluno. Aqui, vale a pena usar a taxonomia de Bloom;
  • A exposição não pode ser restrita ao professor, uma vez que o estudante pode e deve participar ativamente das discussões temáticas.

Quando falamos de Aprendizagem precisamos de uma Plataforma de ensino.

Parabéns! Você acaba de descobrir a solução perfeita para suas necessidades de ensino a distância: nossa plataforma Moodle. Com foco na personalização e individualização de cada projeto, oferecemos uma experiência de aprendizagem personalizada e de alto desempenho.

Quer saber como nossa plataforma Moodle pode revolucionar a forma como você ensina e aprende? Clique aqui para conhecer todos os recursos e benefícios que oferecemos. Não perca tempo, comece a aproveitar as vantagens da plataforma Moodle hoje mesmo!


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

O crescimento do estudo a distância no Brasil

Educação a Distância - 05/09/2023

Como se usa a Plataforma LMS?

Educação a Distância - 28/11/2022