Presencial, híbrido ou remoto: qual o modelo de trabalho ideal

30/06/2022 14:06:12

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

A flexibilidade da carga horária e do modelo de trabalho nunca foi tão relevante quanto agora.  Com a experiência de poder trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar que não seja no escritório, o retorno às atividades presenciais tem sido tema de debate. 
Uma pesquisa da PwC e PageGroup Brasil mostra que os funcionários estão satisfeitos com o home office adotado em larga escala durante a pandemia. Já os chefes, nem tanto. 
Segundo o estudo “Modelos de Trabalho Pós-Pandemia”, 67% dos liderados preferem regime integral de home office ou regime híbrido.
Com os números positivos e as flexibilizações permissionadas pelos órgãos públicos, muitas empresas estão voltando ao trabalho presencial ou, ao menos, dividindo a rotina dos times entre o trabalho em casa e no ambiente presencial. 
Mas qual modelo de trabalho é mais ideal para a sua organização e o que deve ser levado em consideração no momento de escolha? Nesse conteúdo, mostraremos com maiores detalhes as diferenças entre o trabalho presencial, híbrido e remoto, quais são as principais vantagens e desvantagens e outras informações relevantes sobre o tema.

Vamos lá!

Presencial

Esse modelo de trabalho é mais antigo e dominante nas empresas antes da pandemia da Covid-19. Nessa configuração, a pessoa colaboradora comparece ao ambiente físico de trabalho todos os dias de expediente e cumpre a jornada de trabalho estabelecida. Cada pessoa tem sua mesa e itens de trabalho estabelecidos previamente e a jornada de trabalho também conta com a presença de pares e cargos de liderança.

Remoto

O trabalho remoto, ou home office, é feito à distância e a pessoa colaboradora pode cumprir sua jornada de trabalho em casa ou em qualquer lugar de preferência. Esse modelo de trabalho fez com que muitas empresas mantivessem suas operações de forma segura em momentos mais críticos da pandemia. 

Híbrido

O trabalho híbrido une a possibilidade de se trabalhar dentro e fora do ambiente físico da empresa e permite que o colaborador ou colaboradora alterne os dias de trabalho remoto e presencial. 
Esse modelo de trabalho apresenta forte aceitação das lideranças e pessoas lideradas. De acordo com um estudo realizado pelo Vagas.com, 42% dos colaboradores preferem a alternância entre o presencial e o remoto.

Passos para evitar erros na sua escolha

Agora que você entendeu a diferença entre os regimes de trabalho, chega a hora de conhecer os passos fundamentais para fazer a sua escolha.

Entreviste os colaboradores

O primeiro passo para acertar na escolha entre trabalho remoto, híbrido ou presencial é saber o que seus colaboradores esperam e preferem. Eles já têm a experiência do escritório e experimentaram o regime a distância durante a pandemia. Por isso, podem definir a melhor posição para si.

Para isso, aplique um formulário com as opções e a explicação de cada modelo. Aproveite e deixe um espaço em branco para que eles indiquem se acham melhor uma quarta alternativa.

Avalie a necessidade da sua empresa

Algumas atividades precisam ser realizadas presencialmente. É o caso da fabricação de um medicamento ou da produção de um automóvel. Porém, outras podem ser executadas a distância. Especialmente, aquelas que requerem apenas acesso ao computador.A partir dessa definição, você tem mais tranquilidade na hora de definir se deseja escolher entre trabalho remoto, híbrido ou presencial.

Defina como as atividades serão monitoradas

Acompanhar os funcionários remotos sem microgerenciá-los é o foco de toda empresa que quer adotar o modelo a distância ou híbrido. A questão é como fazer isso. Afinal, quem sempre trabalhou no regime presencial pode ter dificuldades para monitorar as atividades sem centralizar as decisões.
Por isso, a escolha do melhor modelo também passa por conversar com os líderes e gestores. 

Adote um sistema de avaliação

Acompanhar os resultados da sua empresa é a melhor maneira de saber se a sua escolha trouxe resultados.
A solução verifica se as normas da NR 17 estão sendo cumpridas ou se ajustes são necessários. Dessa forma, você garante que a sua empresa estará de acordo com a lei trabalhista para o teletrabalho, já mencionada.
Com todas essas informações, já está na hora de você adotar esses passos para evitar os erros mais comuns. 

Use essas dicas para se atualizar e ter colaboradores com melhor ambiente de trabalho.

Em outro post vamos falar sobre vantagens e desvantagens desse trabalho.

Fique de olho!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.