Era Digital: como ela vai impactar ainda mais a sua vida!

19/04/2022 14:04:55

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

De fato, as tecnologias têm muito poder e influência no dia a dia das pessoas. Entretanto, quando falamos em era digital, há algo que é tão importante quanto o desenvolvimento de novas tecnologias. Estamos nos referindo à mudança nos hábitos e comportamentos humanos, seja individualmente, seja em sociedade.

As empresas investem e se preocupam muito com inovação em Big Data, Machine Learning e IoT. De certa forma, essa inquietude está correta e tem fundamento. Todavia, de nada adianta atribuir recursos a isso, se não há o entendimento de como essas tecnologias estão sendo e serão consumidas.

Como a era digital impacta a sociedade e os negócios?

Você já percebeu que as mudanças da era digital para a sociedade foram inúmeras, não é mesmo? Até criar uma conta em uma plataforma streaming, fazendo o pagamento online e assistindo os vídeos em qualquer hora e lugar, só é possível graças às mudanças trazidas por essa nova era.

No entanto, algumas transformações observadas em vários países são mais profundas que isso. Em 2011, por exemplo, uma onda de manifestações populares contra governos autoritários se iniciou a partir da chamada Primavera Árabe e se espalhou por todo o mundo. E o mais incrível é que toda organização e mobilização se deu pelas redes sociais!

A forma de consumir e a maneira como as marcas interagem com os consumidores também não são mais as mesmas. Agora, a jornada de compra do cliente acontece quase totalmente de forma online, o que mudou até mesmo a relação com as lojas de varejo. Com todas as informações sobre um produto em mãos, o consumidor pode ir pessoalmente às lojas e negociar o melhor preço com o vendedor, o que há poucos anos era inviável.

Ainda que uma empresa não venda diretamente pela internet, é nos sites, redes sociais, aplicativos e blogs que ela se torna conhecida do público.

Para que você entenda melhor, explicamos, abaixo, alguns aspectos que podemos considerar como pilares da transformação da era digital:

Foco no consumidor: Nunca foi tão fácil entender os desejos e preferências dos consumidores. Então, é fundamental que essas informações orientam todo o trabalho da empresa

Feedbacks constantes: Todas as empresas cometeram, cometem e cometeram erros. Como agora há mais e melhores possibilidades de obter feedback, é preciso aproveitar as falhas para qualificar o produto

Entregas mais ágeis: Todos esses processos – de produzir, lançar o produto, obter feedbacks e corrigir os rumos quando preciso – devem acontecer com a máxima eficiência.

Adaptação às mudanças: As entregas precisam ser ágeis porque os contextos mudam o tempo todo. Por isso, a empresa precisa ter resiliência e, ao mesmo tempo, capacidade de flexibilizar seus processos.

Combinação de Comportamento e Tecnologia

Mas, afinal, era digital na prática: comportamento ou tecnologia? De modo simples e direto, a resposta para essa pergunta é os dois.

O desenvolvimento de novas tecnologias é importante para acompanhar a rápida evolução do mercado. Contudo, de nada vale oferecer para os seus stakeholders a melhor e mais nova tecnologia se ela não atende às suas necessidades, se não agrega valor para aquilo que é importante para eles.

Por isso, é crucial entender o comportamento e os hábitos dos seus consumidores, para oferecer as melhores soluções e aprimorá-las conforme a tecnologia evoluir e as necessidades do público mudarem.

Outros pontos muito importantes sobre comportamento humano na era digital são a mentalidade e a cultura voltada para inovação da equipe que ali trabalha e pensa em novos processos, produtos e serviços.

Os líderes precisam mudar o mindset do time, para que eles entendam que a transformação digital impulsiona a empresa e o seu trabalho, e não o contrário. Dessa forma, eles são estimulados a sempre adotarem e empregarem ferramentas digitais e inovarem em processos da empresa. Além disso, eles são os seus clientes internos — fundamentais para gerar uma boa imagem da organização.

Quais mudanças estão por vir?

E se você pensa que a era digital já causou muita transformação, é bom se preparar. Pode parecer incrível, mas uma nova era já se iniciou e a velocidade das mudanças são surpreendentes. Estamos falando da indústria 4.0!

Nesse novo modelo de inovação, a integração de diversas tecnologias oferece às empresas um cenário totalmente novo e automatizado. Se na era digital toda transformação e informação está ao alcance das mãos, na indústria 4.0 as máquinas é que ditam as regras. E isso não é coisa de ficção científica!

Uma das principais marcas dessa nova era é a inteligência artificial (AI). Ou seja, já existem hardwares e softwares capazes de operar de maneira inteligente certas informações e dados, a fim de potencializar ações. Soma-se a essa inovação o cloud computing, ou computação em nuvem, que permite o armazenamento de arquivos e bancos de dados em um ambiente virtual.

Também não poderíamos deixar de citar a internet das coisas (IoT) — a tecnologia que conecta objetos do dia a dia à internet. Alguns exemplos simples de aplicação da internet das coisas são as smart TVs e as câmeras de segurança. Mas também podemos imaginar um cenário próximo em que geladeira, máquina de lavar, micro-ondas e outros eletrodomésticos também estarão conectados (e alguns já estão!).

Ou seja, na indústria 4.0 vai prevalecer a comunicação entre máquinas e sistemas, com o mínimo controle humano possível. E você? Já está preparado para toda essa transformação?

Como você viu, a era digital já está tão incorporada ao modo de viver das pessoas que nem percebemos como as simples atividades do dia a dia até pouco tempo eram realizadas de forma muito mais trabalhosa. Quem é capaz de imaginar um mundo sem acesso ao Google, ou sem e-mail, aplicativos e redes sociais? As mudanças são rápidas e cada um deve se esforçar para acompanhar as inovações.

Por isso, as empresas que ainda não marcaram presença no ambiente digital precisam se agilizar. O consumidor não é mais o mesmo e a capacidade de atrair e fidelizar as novas gerações é essencial para o sucesso de qualquer negócio.


 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 dicas para manter a motivação em um curso EAD

Educação a Distância - 20/06/2018

Como Surgiu a Ead?

Moodle [plataforma ead] - 04/12/2017