9 Características de um bom tutor EaD
02/04/2017 10:04:51Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Tendo em vista o avanço da educação à distância e a procura cada vez maior por cursos Ead, os tutores tornam-se peças-chave para a eficiência e eficácia desse tipo de ensino, visto que, como educadores, proporcionam direcionamento e motivação aos alunos.
Características de um bom tutor Ead
Assim, para que o papel exercido pelos tutores contribua efetivamente para o aprendizado do aluno, quais as características devem ter? É esse o tema do post de hoje.
1. Saber se expressar com clareza;
É fundamental que o tutor tenha domínio da norma culta da língua, bem como noções de funções da linguagem. Afinal, tem-se em vista que grande parte das interações com os alunos se dará por troca de mensagens escritas. É preciso que o tutor seja compreendido, assim, deve se expressar de forma clara e coesa.
2. Conhecer língua portuguesa
O tutor precisa possuir domínio gramatical e ortográfico, visto que seu papel também será de correção e direcionamento dos alunos, não se restringindo ao conteúdo trabalhado.
3. Transmitir confiança;
Os tutores devem transmitir aos alunos confiança, de forma que se sintam seguros para demonstrar suas eventuais fraquezas e, principalmente, suas dúvidas, para que o tutor possa ajudá-los a corrigi-las.
4. Ter humildade para aprender;
O ensino rígido e hierárquico passou a dar lugar a um aprendizado mútuo e interativo. O tutor deve ter humildade para entender que entre os alunos existem pessoas diversas, com as mais variadas experiências e expertises, que também são capazes de transmitir conhecimento.
- Compartilhar informações;
Mais do que corrigir e tirar dúvidas, o tutor deve compartilhar o máximo de informações e conhecimento, incentivando também os alunos a fazerem o mesmo. É através das trocas e experiências além da ‘‘sala de aula’’, que o aprendizado é efetivado.
- Estimular o aprendizado;
O ambiente em sala de aula – AVA – é limitado, muitas vezes, ao conteúdo transmitido. O tutor deve ser capaz de estimular os alunos a irem além, a buscar informações além das disponíveis na plataforma, de forma que a apreensão do conhecimento se dê por completo.
- Mediar conflitos
Em determinados momentos o grupo pode se dispersar e entrar em conflito, o tutor deve ser mediar essas situações, com a cautela de não bloquear a livre manifestação de ideias e pensamento, buscando sempre o respeito entre os envolvidos.
- Oferecer dedicação e responsabilidade
O tutor precisa se dedicar, em tempo e conhecimento, estando disponível para sanar as necessidades básicas e as que vierem a surgir.
- Apresentar conhecimento técnico
Por fim, e extremamente importante, o tutor precisa ter conhecimento da plataforma e do assunto disponibilizado. Deve se manter atualizado e em constante aprendizado.
Como ser um bom tutor
Como vimos, é importante que o tutor tenha conhecimento da importância de sua função para o aprendizado dos alunos, assim, deve buscar cumprir com as suas atividades de maneira responsável e buscando sempre o direcionamento dos seus alunos de forma que o conhecimento seja repassado da melhor forma possível, direcionando e guiando pelos caminhos necessários. E então? Gostou do post de hoje? Entendeu melhor quais as principais características para um tutor Ead? Deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas e até a próxima!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Importância da gamificação para treinamento em emp...
Sugestão de Ferramentas [apps] - 12/09/2018
5 conselhos para aumentar lucratividade de cursos...
Moodle [plataforma ead] - 01/11/2017
Por que o Modle é o AVA mais utilizado do mundo?
Moodle [plataforma ead] - 02/10/2017
7 Dicas infalíveis de sucesso na educação a distân...
Educação a Distância - 17/03/2023