5G pode revolucionar a educação?

25/07/2022 18:07:07

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Em novembro do ano passado, o Brasil realizou a licitação da nova tecnologia móvel, dando um passo definitivo para a disponibilização de redes 5G no país. O recurso promete ser um grande salto tecnológico, trazendo benefícios para muitas áreas, incluindo a educação.
Dessa forma, esse tipo de tecnologia pode trazer diversas oportunidades para inovar o sistema de ensino, como tornar a educação mais acessível, por exemplo.
Segundo um levantamento realizado pela Pearson, 59% dos entrevistados da Geração Z acreditam que a tecnologia poderá transformar a forma como os alunos aprendem no futuro. Nesse sentido, o 5G procura melhorar as aulas de forma que o ensino seja mais interessante para o estudante.

Globalização da internet no ensino

Conforme falamos anteriormente, a tecnologia pretende proporcionar mais acessibilidade para os estudantes. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostra que o acesso à internet na educação ainda é desigual: 98,4% das instituições particulares estão conectadas. Já em escolas públicas, o percentual vai para 83,7%, o que significa que são 4 milhões de alunos sem conexão.
Porém é estimado que seja realizado um investimento de R$7,6 bilhões das operadoras para levar internet a escolas públicas,ainda é um investimento ao longo prazo, que o Brasil vai evoluindo conforme esse inestimento.

Novas tecnologias para a educação

O ensino híbrido vem se tornando uma realidade em todo mundo, pois consegue promover a união do online e offline como um plano pedagógico. Com a chegada do 5G, será mais fácil proporcionar uma experiência de ensino mais profunda. Por exemplo, os estudantes poderão baixar apps durante as aulas para realizar atividades propostas.
Será possível também expandir a eficiência de métodos como a realidade aumentada ou virtual, possibilitando aulas mais imersivas. Em outras palavras, os alunos poderão ter acesso a momentos históricos ou até mesmo estudar sobre partes do corpo humano de forma mais realista.
Além disso, é possível usar a Inteligência Artificial para personalizar o ensino dos alunos, auxiliando o professor durante o mapeamento dos pontos fortes e as maiores dificuldades de seus alunos. Dessa forma, os novos recursos poderão tornar as aulas mais dinâmicas, possibilitando maior engajamento entre os estudantes e qualidade de ensino.

 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.