5 desvantagens de educação à distância

10/09/2015 20:09:18

Youtube Telegram

A Educação à Distância (EAD) é uma iniciativa ainda recente no Brasil, desenvolvida por instituições de ensino superior com o intuito de facilitar o acesso à educação para aqueles que moram longe de universidades ou dispõem de pouco tempo para acompanhar as aulas presenciais.

Essa proposta ganhou notoriedade em 1997, quando surgiram os primeiros cursos de pós-graduação. Depois, foram sendo disponibilizadas as disciplinas de graduação. Apesar de ser uma alternativa prática e que vem dando certo, essa forma de aprendizagem ainda desperta questionamentos.

Existe uma ampla discussão sobre vantagens e desvantagens em dedicar-se à EAD, porém os especialistas de educação têm apresentado mais benefícios que problemas para essa modalidade de ensino. Por ser uma opção ainda nova, a principal desvantagem é reunir recursos para vencer o preconceito contra essa alternativa que ajuda a driblar distâncias e tempo apertado.

É essencial manter o mesmo nível de qualidade aplicado em aulas presenciais, porém, por ser uma proposta recente, ainda não dá para estabelecer parâmetros comparativos. E a dúvida, muitas vezes, coloca em cheque o conteúdo oferecido à distância. Outra questão relevante é o alto custo da produção de conteúdo teórico, pois é necessário adaptar o material didático para as novas mídias.

Além disso, ao disponibilizar este conteúdo em uma plataforma online é essencial adotar uma linguagem específica, investir em recursos visuais e qualquer usuário precisa dispor de um computador.

As três desvantagens para os alunos

Ao optar pela EAD é preciso avaliar com critério e seriedade se você tem perfil para ajustar-se à rotina de estudos aplicada pela educação à distância. Afinal, alguns mitos podem fazer com que o individuo tenha uma impressão equivocada sobre o desenvolvimento deste tipo de modalidade de aprendizado. Confira uma lista de mitos que, se não forem avaliados previamente, podem tornar-se uma enorme desvantagem ao escolher o EAD.

Rotina diária de estudo

Um programa à distância exige isso, incluindo leituras obrigatórias e complementares. É necessário ainda participar de fóruns online, chats e acompanhar toda a dinâmica proposta de professor. Portanto, quem não dispõe de uma disciplina com datas e horários terá desvantagem para acompanhar o aprendizado.

Comprometimento

Outra questão extremamente importante, então os alunos indisciplinados que precisam ser cobrados em tempo real para apresentar um bom rendimento com certeza não vão se adaptar na EAD. Com isso, podem comprometer o aprendizado, perdendo tempo com algo que não vai surtir um bom resultado. Ao investir nesta modalidade é importante entender que disciplina e dedicação são características importantes para seguir adiante.

Dificuldade para estudar fora de casa

Outra questão que precisa ser mais bem compreendida, afinal, mesmo na EAD, o aluno tem de participar dos polos presenciais. Tais aulas não ocorrem com frequência, mas são marcadas eventualmente, com o propósito de ministrar atividades extras como aulas em laboratório, pesquisa de materiais de apoio, videoconferências e encontros entre os alunos para discussão e interação.

Praticidade e qualidade garantem vantagens para EAD

Listadas e esclarecidas as desvantagens, é importante reforçar que a EAD surge como mais uma possibilidade de ampliar o ensino superior, levando conhecimento e informação a um público mais amplo, que sem a educação à distância talvez não conseguisse realizar o sonho de conquistar uma graduação.

Portanto, é relevante destacar que a EAD atende pessoas sem disponibilidade de tempo, otimizando os períodos livres e possibilitando levar educação às regiões mais remotas. Até indivíduos com algum tipo de deficiência física grave ou paralisia, que enfrentam mais dificuldades para se locomover, com a EAD são beneficiados com a possibilidade de estudar em casa.

Com a democratização da Internet, a EAD ganhou força e deve se ampliar ainda mais. Mesmo nos grandes centros, que enfrentam problemas diários de transporte e tráfego, ter a chance de estudar em casa pode ser uma enorme vantagem para quem estuda e, até mesmo, para a sociedade como um todo.

Por isso, vale investir nessa modalidade, ajustando problemas que surgem em qualquer nova atividade, mas que podem ser corrigidos. O importante, com certeza, é encontrar novas ferramentas que incentivem a educação.

Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como Fazer Live no Instagram e Atrair Milhares de...

Webmarketing para Cursos - 18/05/2021

7 dicas de como vender na internet

Sugestão de Cursos - 26/11/2019