4 dicas para criar um Screencast EAD

29/01/2016 09:01:51

Youtube Telegram

Com a popularização do EAD no Brasil, várias universidades e faculdades tem tido muito empenho em adaptar materiais e cursos para conseguir abranger essa nova metodologia de ensino. Tem interesse em montar aulas EAD em screencast? Confira algumas dicas que podem lhe ajudar muito.

Uma nova forma de ensino

O EAD (Ensino a distância) tem se tornado uma realidade muito mais presente na vida universitária no Brasil, a possibilidade de poder fazer um curso sem sair de casa é uma grande inovação e auxilia muitas pessoas que por diversas razões não conseguem frequentar um curso presencial. Uma dessas formas de aplicar aulas para esses cursos são por meio de screencasts.

O que é um screencast?

Screencasts são vídeos filmados a partir da tela de um computador, conhecidos também como "videos on screen" ou "vídeos capturados da tela". Na internet screencasts são amplamente utilizados como forma de de vídeo tutoriais ou vídeo aulas, para ensinar pessoas como funcionam softwarese e sites, por exemplo. Quais as vantagens do screencast? O screencast permite que o produtor gere vídeos com um custo baixíssimo sem precisar depender de estúdios e é uma forma bem eficiente de produzir conteúdos interessante e relevantes de uma forma bem simples. Elencaremos agora, algumas dicas para você que quer criar um screencast voltado para a EAD.

1. Escolha um software adequado

Existe vários softwares destinados ao screenca st, podendo escolher o que mais lhe agrada, seja por interface, funcionalidade e até edição de vídeo. Recomendamos alguns softwares como CamStudio e Webnaria que são simples de usar e são gratuitas. Caso procure algo mais elaborado sugerimos o Camtasia ou o Microsoft Expression Encoder 4, apesar de serem softwares pagos, apresentam recursos muito bons na sua versão gratuita e na sua versão paga também trazem várias opção para edição dos vídeos capturados.

2. Edição dos vídeos

Provavelmente após gravar, você gostaria de realizar alguns cortes, adicionar música ou até mesmo gravar sua voz para um possível auxílio durante a explicação. Recomendamos softwares como Windows Movie Maker ou iMovie, que já vem instalados nos sistemas operacionais Windows e Mac, respectivamente, para quem quer uma edição simples e para aqueles que procuram uma edição mais avançada, com mais recursos e efeitos, sugerimos softwares como Sony Vegas e Adobe Premiere, ambos pagos, mas que apresentam uma versão para testes gratuita.

3. Planejamento das aulas

< Uma das coisas mais interessantes – se não a mais importante de todas – antes de pôr em prática o seu screencast é o planejamento e divisão do conteúdo abordado, pois a falta de foco e organização desestimula o aluno ouvinte do curso. Pense em quantas aulas quer produzir, quanto tempo de duração elas terão, a quantidade de conteúdo que irá distribuir por aula e também como irá adequar este conteúdo para seu público alvo. Isso evitará que haja uma perda interesse pelo conteúdo ou que seus ouvintes se dispersem durante as aulas, garantindo uma maior absorção do conteúdo apresentado.

4. Complemento de materiais

Se o seu conteúdo screencast tiver o auxílio de outros materiais, como apostilas, é muito importante que esses conteúdos conversem entre si potencializando um ao outro, funcionando como complementos mútuos para o aprendizado dos alunos, ampliando assim, as oportunidades de formação por competência. Com essas dicas e com muito empenho e dedicação é possível elaborar screencasts de qualidade com a finalidade de EAD. Fontes: Blog da Samba Hotmart Blog FabriCO Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como um bom site pode ajudar seu negócio web

Desenvolvimento Web - 05/02/2016

3 Vantagens da Educação Via Web

Desenvolvimento Web - 26/08/2018