4 desvantagens em estudar via EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 21/09/2016 - 11:09:09 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

4 desvantagens em estudar via EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Dados do mercado revelam que mais de sete milhões de brasileiros já realizaram algum curso via EaD, nome dado a modalidade de Ensino a Distância. Com a crise econômica e a busca por mais especializações e novas graduações para crescer no mercado de trabalho e obter mais sucesso, a EaD desponta como uma grande saída para os diversos profissionais continuarem prosperando no mercado. Quando falamos da EaD, normalmente pensamos nas vantagens que esse tipo de ensino tem a oferecer a milhões de pessoas. As baixas mensalidades, a facilidade de estudar em casa e até mesmo a possibilidade de se conectar em qualquer lugar e a qualquer momento são as características que fazem do EaD um dos métodos de estudo mais procurados. No entanto, a verdade é que nem só de vantagens vive esse modelo de ensino. Por isso, vamos listar algumas das desvantagens do EAD para você ter ciência.

Falta de interação humana

Acredite ou não, a falta de interação entre as pessoas pode ser uma grande desvantagem no estudo. Para alguns, o processo de aprendizado é mais complicado e a interação humana ajuda no foco e no entendimento das aulas. Ter a explicação das aulas, o contato com colegas que podem ajudar em algum momento de dificuldade e até mesmo histórias novas e pessoas com competências diferentes auxiliam no amadurecimento profissional de muitas pessoas e também ajudam a adquirir características importantes para o mercado de trabalho, como liderar uma equipe e descobrir como cada um trabalha e suas qualidades.

Disciplina e flexibilidade

Sim, esta também é uma das vantagens do EaD, mas é o ponto que mais causa polêmicas. Isso porque para ser uma vantagem é preciso que o aluno tenha comprometimento e consiga planejar seus estudos de forma satisfatória. Se você adquirir um curso EaD, precisa saber administrar bem o seu tempo para aproveitar o conteúdo no tempo estipulado. Caso isso não aconteça, você perderá seu dinheiro e não terá aprendido o suficiente para se profissionalizar. Isso fará com que você desanime e pare de estudar ou até ache que o EaD não é uma modalidade tão boa quanto parece. Mas não se engane, a flexibilidade só pode ser maléfica se você não conseguir se programar. Aproveite para mudar, crie planilhas de horários e estipule um tempo diário para se dedicar ao conteúdo necessário.

Poucas áreas de atuação

Mesmo sendo um verdadeiro sucesso e ainda tendo mercado suficiente para crescer, o EaD ainda conta com poucos cursos e universidades que aderiram ao modelo. Na maioria dos casos, as instituições oferecem cursos de especialização em áreas específicas do conhecimento e não conseguem ampliar muito o arcabouço teórico de quem ainda não tem certificação. Outro problema é que nem todas as áreas possuem cursos em EaD, seja porque é necessária uma interação maior com o público ou porque as ferramentas necessárias para se especializar não são tão acessíveis ao grande público, como é o caso dos softwares de engenharia ou designer. O importante é que você tenha em mente que o EaD ainda vai evoluir muito e que as vantagens dessa modalidade superam e muito as desvantagens. Além de que, claro,esses cursos podem ser um bom caminho para crescer profissionalmente. Gostou do texto? Deixe sua opinião abaixo. Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como criar um curso para vender online

Como criar um curso para vender online

Moodle [plataforma ead] - 24/01/2018

Como é avaliação de aprendizagem em EAD?

Como é avaliação de aprendizagem em EAD?

Moodle [plataforma ead] - 06/07/2017

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

Moodle [plataforma ead] - 07/11/2017