3 cuidados ao criar um material para AVA

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 07/06/2017 - 10:06:37 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

3 cuidados ao criar um material para AVA

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

  Por ser um sistema de ensino muito diferente dos que estão sendo realizados até então, o ensino a distância (EaD), é necessário que o seu material didático seja feito de acordo com o seu público. Exatamente por isso, é necessário levar-se em conta todas as particularidades de um AVA – ou Ambiente Virtual de Aprendizagem – de qualidade, que envolva e engaje os alunos, que buscam uma grande formação, ou aperfeiçoamento de suas habilidades EaD uma forma recente de ensino muito distinto de outros e que várias pessoas ainda não estão muito convencidas da sua qualidade e de sua confirmação como uma forma de estudo válido como um curso presencial. Está aí o ponto principal sobre o porquê é tão relevante saber criar um grande material para o seu AVA. Acompanhe-nos no post de hoje e comece a mudar suas percepções sobre o assunto.

1.  Leve em consideração os alunos matriculados no EaD, pois muitos deles já possuem dificuldades em ter tempo disponível para os estudos

Um dos maiores problemas que os professores e as instituições encontram na hora de criar os materiais didáticos para os cursos de EaD é o que utilizar. A forma em que os materiais didáticos são feitos, é buscando com certeza atingir o público alvo, ou seja, os alunos de Educação a Distância. Em sua maioria, os alunos que compõem os cursos a distância já estão inseridos no mercado de trabalho e estão em busca de  maior flexibilidade de horários para as aulas. Por isso, uma forma de fazer com que os materiais sejam de qualidade é trazendo atividades e aulas em que se possa ter acesso mesmo quando um aluno precise faltar, porque assim ele não perderá o conteúdo.

2. Deve haver a possibilidade de fazer críticas e sugestões aos alunos e professores em relação ao próprio material

O material didático no sistema de EaD pode ser acessado não apenas pelos alunos, como por outras pessoas que estejam interessadas em fazer os cursos a distância. Por estarem digitalizados, muito do que é publicado para ser utilizado em aulas pode ser comentado e até mesmo modificado a fim de que tenham mais facilidade na hora de compreender os conteúdos. Com isso, uma grande necessidade na formação de material didático para ensino a distância é a possibilidade de moldar o material de estudo junto com os alunos para um desenvolvimento melhor.

3. O material em si deve ajudar o aluno a ter mais autonomia

Isso não é apenas com os cursos presenciais, mas também nos de EaD: os materiais didáticos em meios digitais devem ser otimizados para que os alunos possam ter uma maior autonomia para buscar as informações e, assim ter melhor aproveitamento dos estudos de cada um. O material de EaD pode ser estruturado a partir dos comentários e sugestões que podem ser dados pelos próprios alunos. É uma forma de maximizar a qualidade dos materiais para que os cursos de graduação e pós-graduação tenham mais qualidade. Agora você já está expert em como criar um grande material para AVA. Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e continuar acompanhando o blog, ok? Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.