10 Dicas de Uso do PowerPoint para Aulas Online Incríveis

Criado em: 17/03/2021 11:03:08

Youtube Telegram


Suas aulas online não impactam? Melhore suas aulas, com essas 10 dicas incríveis, de uso do powerpoint para aulas online.

Eu me chamo André Andrade, estou no nicho de EaD há mais de 15 anos, e quero te ajudar a criar suas aulas online com excelência.

Muitos professores utilizam o PowerPoint para facilitar suas aulas presenciais, e o mesmo uso pode ser adaptado para aulas online, mas é preciso seguir algumas regras para melhorar sua apresentação.

Se você não sabe usar o PowerPoint ou ainda é iniciante, clique aqui para acessar um curso de PowerPoint do básico ao avançado para você, se tiver interesse, é só acessar.

Agora vamos as dicas:

1: Mantenha a simplicidade

Não adicione muita informação por slides, deixe o slide do powerpoint objetivo, não confunda o aluno e não tire a atenção dele do mais importante, que é o conteúdo, a mensagem a ser transmitida e ensinada, isso deve ser o mais importante. 

Você pode utilizar objetos, imagens, gráficos que conecte com o texto e o ensinamento a ser transmitido, mas tome cuidado com objetos sobrepostos, isso pode tirar a atenção de pessoas mais sensíveis.

2: O fundo não pode chamar a atenção

Assim como a dica número 1, essa dica também é muito importante, pois pode mais uma vez confundir ou tirar a atenção do que está sendo transmitido, tente não utilizar imagens ou texturas que deixe a leitura do texto incompreensível ou causar mau estar em pessoas com algum tipo de dificuldade visual, pois forçar a vista demais pode até causar náuseas.

Se não souber o que fazer aqui, o famoso fundo branco e letra preta já resolve o seu problema, ou o inverso também é proporcional, isso vai ajudar no foco ao que você está falando sem roubar a cena. 

3: Apenas os pontos

Não se faz necessário descrever tudo o que será dito na aula online, por isso o correto é apenas adicionar os pontos a serem tratados a cada slide, é apenas uma forma de manter o assunto, sem desviar demais do objetivo de cada aula.

Ele vai funcionar como um checklist, onde a cada slide você pode pontuar 1 ou 2 pontos e se possível corroborar com alguma imagem, pode inclusive não utilizar textos, mas ter o equivalente em imagem, objeto ou gráfico, isso também ajuda a deixar as aulas mais dinâmicas e interessante.

4: Abuse do slide mestre

Você pode elaborar um padrão usando o slide mestre, isso vai tornar o desenvolvimento dos slides menos cansativos, fazendo com que você foque no que será apresentado.

Uma vez que você elabora esse slide, basta replicar ele a cada item e apenas modificar o texto, adicionar imagens, gráficos e etc.

5: Tamanho das fontes

Aqui tome cuidado com o tamanho das fontes, nem pequeno demais que atrapalhe a leitura, nem grande demais a ponto de ficar desproporcional, salvo se você quiser chamar atenção, com uma palavra por exemplo.

Outra coisa que pode atrapalhar a leitura das fontes é o espaçamento entre letras e ou entre linhas, escreva e se afaste um pouco do computador, se ainda conseguir ler, está no caminho certo.

6: Família de Fontes

Você sabia que cada família de fontes pode ter um significado, e expressar algo ao seu aluno? Existem fontes que transmitem força, elegância, fontes destinadas a crianças, a ser engraçado e etc.

Por isso escolha bem a família de fontes que vai utilizar e crie um padrão, você pode escolher uma família de fontes para títulos e outra para parágrafos, mas não vá além disso.

Existe também as variações, como negrito, itálico, sublinhado e tal, elas também tem o momento certo para serem utilizadas, por isso, use com moderação. 

Vou aproveitar que estou falando de slides e deixar um link aqui sobre como você pode criar slides usando as ferramentas do Google, basta você clicar no link e assistir no Youtube.

7: Cores

Use cores que façam o contraste adequado entre cor de fundo e cor das fontes, é muito importante que seja cores complementares, isso vai deixar tudo mais agradável e combinando, tem um site que gosto muito de usar que se chama Paletton, você pode digitar esse nome no Google, ou acesse paletton.com direto em seu navegador.

Entrando no site você vai definir a cor principal e ele já te dá todas as possibilidades de combinação, que pode ser uma combinação de 3 ou 4 cores diferentes, ambas com variações de tonalidade, isso vai te ajudar muito a compor seus slides de aulas.

8: Imagens, vetores, ícones e gráficos

Aqui a mesma regra se aplica, tente utilizar um padrão, se optar por usar ícones e vetores, tente encontrar elementos do mesmo criador, isso fará com que você estabeleça um padrão.

Um site que gosto de baixar ícones é o site iconfinder.com, você escolhe a família inteira de objetos que deseja e baixa gratuitamente.

Para imagens e pequenos vídeos eu utilizo o pixabay.com, você vai conseguir fotos, vídeos e vetores com alta qualidade e o melhor, de graça.

Porém, não esqueça, o mais importante não é a qualidade e nem a beleza desses elementos e sim sua mensagem, esse é o primeiro e principal ponto, precisa passar a mensagem correta.

9: 1 objeto por slide

Eu já falei sobre simplicidade no início, mas cabe aqui reforçar, é muito importante que você não polua sua apresentação, a cada slide utilize apenas 1 elemento, que pode ser uma imagem, vetor, ícone ou gráfico, pode ser seguido de um texto breve ou não, isso fica a seu critério, se você tem dificuldade de gravar informações, assim como eu tenho, eu aconselho que tenha sempre uma frase que remeta ao assunto do slide, isso vai te ajudar a não fugir do assunto.

10: Cuidado com erros ortográficos

Quem nunca parou de prestar atenção num assunto ao ver um erro, e nem precisa ser gritante, um pequeno erro é suficiente para retirar total atenção do assunto a ser tratado, se estiver numa sala de aula ou apresentando para um coletivo, ainda vai gerar aquele burburinho, todo mundo falando do erro e ai sua aula vai pro beleléu.

Um abraço e até a próxima!

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

5 Vantagens do Ensino a Distância

5 Vantagens do Ensino a Distância

Educação a Distância - 03/08/2015

Como a EAD pode ser ampliada no Brasil

Como a EAD pode ser ampliada no Brasil

Educação a Distância - 06/07/2018

5 dicas para aumentar lucro de curso online

5 dicas para aumentar lucro de curso online

Webmarketing para Cursos - 02/01/2019

Melhores cursos EAD (a distância) do país em 2017

Melhores cursos EAD (a distância) do país em 2017

Moodle [plataforma ead] - 13/11/2017