4 vantagens do MEI para o empreendedor de startups

15/09/2016 18:09:13

Youtube Telegram

O MEI (Microempreendedor Individual) é um empresário que deseja trabalhar por conta própria e, ainda assim, manter sua situação regularizada no Estado para entrar em atividade como empresa. É uma ótima opção para quem não tem dinheiro para abrir uma grande empresa e não deseja ter muitas burocracias, uma vez que basta acessar o site do MEI (www.portaldoempreeendedor.gov.br) e seguir os passos para abrir sua microempresa.

Abra seu negócio sem burocracias e por baixos custos

Essa opção é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir o seu negócio autônomo e registrá-lo por baixos custos; você estará isento de tributos federais e serão cobrados, todo mês, todos os impostos que podem ser pagos através de um boleto, o DAS, Documento de Arrecadação Simplificada. O MEI está isento de impostos como IPI, CSLL, COFINS, PIS, IRPJ e INSS do tipo patronal, sendo cobrado apenas um valor bem simbólico de cinco reais de ISS (Imposto Sobre Serviços), um real de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) e, para custear o INSS, mais o percentual de onze por cento sobre o salário mínimo – atualmente, o valor total fica em quarenta e nova reais.

Saia da categoria de trabalhador autônomo simples e “irregular”

Tornar-se um microempreendedor individual também é uma iniciativa simples e rápida para quem já tem bem planejado o que vai vender ou qual serviço irá prestar e se inserir no mercado. Você precisa já ter tudo em mente sobre o que vai fazer e qual será o seu público-alvo. Na prática, você continuará trabalhando como autônomo simples (caso já tenha iniciado ou esteja em atividade), mas “regularizado”. Em outras palavras, o MEI é uma alternativa para você sair da atividade autônoma simples e irregular e se tornar uma Pessoa Jurídica.

Direitos, facilidades e limitações de um microempreendedor individual

O microempreendedor também possui e pode usufruir de direitos como auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria, além de garantir uma facilidade para obter créditos ao lado de instituições financeiras – o que é perfeito para os empreendedores que estão para iniciar os seus negócios sem ter muita renda para tanto. Você já sai com o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) pronto e cadastrado sem precisar adiantar nenhum documento em alguma junta comercial. Entretanto, fique atento: a legislação também impõe limites ao MEI. Você tem um limite de faturamento anual, que é o de obter até sessenta mil reais; pode contratar apenas um funcionário para auxiliar no negócio; fica restrito de realizar certos tipos de atividades; e, também, está impossibilitado de se tornar um microempreendedor individual caso você já seja proprietário de outra empresa. Quem se torna microempreendedor individual também não pode se tornar sócio de outra empresa ao mesmo tempo. Essas limitações são a prova de que o Estado quis ajudar os trabalhadores autônomos e de pequenos negócios, além de barrar algum empresário que já possua outras empresas de se tornar microempreendedor para diminuir seus custos tributários.

Converse com profissionais especializados para saber qual a sua melhor opção

Um MEI traz mais segurança, menor gasto do seu tempo e menos burocracias para enfrentar do que uma ME (microempresa) ou Sociedade Limitada (Ltda.), por exemplo. Portanto, o ideal é que você, antes de tudo, converse com um especialista em negócios e finanças para saber qual a melhor opção para você e sua startup. Quer saber mais sobre esse universo? Comente abaixo. Até a próxima!

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual AVA é melhor para EAD?

Qual AVA é melhor para EAD?

Moodle [plataforma ead] - 11/09/2017