Quantas Linguagens de Programação existem?

02/09/2022 19:09:20

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Para sabermos exatamente o que é uma linguagem de programação, temos de entender que a máquina (ou computador) tem a capacidade de fazer cálculos a uma velocidade muito superior à humana. Mas para que a máquina consiga desenvolver determinadas ações desejadas, ela irá necessitar de entender o que o humano lhe pede.

Linguagem humana vs linguagem de programação 

Existem cerca de 7 mil idiomas no mundo, porém apenas 23 são falados em mais da metade da população mundial. Segundo a Ethnologue, os três idiomas mais falados no mundo são: 

  • Inglês (1268 milhões de falantes);
  • Chinês Mandarim (1120 milhões de falantes);
  • Hindi (637 milhões de falantes). 

O Português ocupa a nona posição no ranking, com 252 milhões de falantes. 

E com a linguagem de programação não é muito diferente. De acordo com a Universia.net (maior rede universitária do mundo), há perto de 1300 linguagens de programação conhecidas, sendo que o número das mais usadas bate os 50, segundo a Tiobe. 

O que é linguagem de programação? 

Não há um conceito formal, mas pode-se dizer que linguagem de programação é o meio utilizado para desenvolvedor e máquina se comunicarem. 
A linguagem funciona por meio de instruções, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas e ainda símbolos ordenados. 
Historicamente, uma das primeiras linguagens que se tem notícia no mundo da programação é a Plankalkül, criada por Konrad Zuse na Alemanha Nazista. No entanto, ela quase não teve impacto no futuro das linguagens de programação.
Foi com o avanço da Tecnologia da Informação que surgiram novas linguagens, como as mais conhecidas e importantes da atualidade. 

Conhecimentos de linguagens de programação

Para começar, farei uma checagem de conhecimentos prévios que você tem sobre o assunto para que possa entender o raciocínio do post.
 

Básico de linguagens

Você sabe o que é uma linguagem de programação? Não precisa dar uma definição formal, mas tem que saber que se escreve código (ou se codifica) em uma linguagem de programação para gerar um novo software. Caso queira saber mais sobre isso, leia os dois primeiros posts da série Poliglota.
Conhecer uma linguagem de programação não significa efetivamente saber programar. O segundo item é muito mais difícil. Caso consiga explicar essa afirmação, siga em frente. Caso contrário, a explicação está aqui:

Linguagem vs Saber Programar.

Cite o nome de 10 linguagens de programação. Se não souber 10, ou se não souber que Java é diferente de JavaScript, que C é diferente de C++ que é diferente de C#, tem que ler os dois primeiros posts da série Poliglota também, especialmente a seção 3 do segundo. Caso tenha citado HTML e CSS, tem que ler este aqui.
Caso tenha citado 10 ou mais linguagens, como por exemplo: Java, C++, C, C#, JavaScript, PHP, Perl, Python, Cobol, Ada, Scheme, Lisp, R, Go, Ruby ou qualquer combinação válida, considere-se familiarizado com o assunto e vamos prosseguir. 

Conclusão 

Como você viu, ser desenvolvedor começa pela escolha da linguagem de programação que faz mais sentido para a sua carreira. Portanto, se você é nível Júnior ou se está querendo enriquecer seu currículo aprendendo novas tecnologias, reveja o ranking das linguagens mais populares neste artigo e escolha uma delas para iniciar seus estudos. 
Afinal de contas, por serem mais requisitadas pelas empresas e startups em expansão, essas linguagens acabam tendo boa empregabilidade. Lembre-se que o mercado está carente de DEVs qualificados e você poderá encontrar ótimas oportunidades.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Plataforma EaD o que é e por que usar?

Educação a Distância - 09/12/2021

7 benefícios de estudar online

Moodle [plataforma ead] - 22/11/2017