O Que faz o profissional de Front-end?

04/11/2022 14:11:40

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

A tecnologia digital faz parte do nosso dia a dia, e muitas pessoas nem se dão conta de toda a engenhosidade por trás de alguns de seus componentes. A aparência de um site, aplicativo ou plataforma, por exemplo, exige a atuação de um profissional especializado. Aliás, você sabe o que faz um Desenvolvedor Front End?

O que é o front-end?

Em uma definição simples, front-end é o desenvolvimento da parte visível dos programas. O exemplo mais comum de front-end é a interface dos sites. O front-end não existe sozinho e anda acompanhado do back-end para que o produto ofereça uma boa experiência ao usuário. 
Puxando para o lado mais técnico, para que o front-end exista, é preciso ter um modelo de arquitetura, cliente e servidor. E isso condiciona o projeto ao esquema client-side e server-side. 
O client-side é a parte visual, a que o cliente vai ver e os usuários vão interagir, enquanto o server-side é a operação nos bastidores desenhando como serão as ações e interações com os usuários. Em outras palavras, o front-end é a interface de navegação e ferramentas de interação com o usuário, como áreas de buscas e formulários, o design do site ou aplicativo.

Existem ainda algumas subdivisões de desenvolvimento front-end: de plataformas, de dispositivos, de websites e de softwares. Cada um concentrado em uma ramo específico.
Acompanhe e entenda melhor o que ele faz e como você pode seguir essa carreira.

1. Construção de interfaces

Em programação, front end diz respeito a tudo que é visível pelo usuário, como os menus, interfaces e outros elementos gráficos. Já o back end é a parte da programação que não é vista, como cálculos complexos, protocolos de segurança, sistemas de informação, etc.
O Desenvolvedor Front End é aquele que se dedica ao que está “na superfície”, no layout de um site ou no design de um aplicativo.
A primeira atribuição desse profissional, como mencionamos, é a construção da interface do software sendo desenvolvido. Não na parte artística, mas principalmente quanto à técnica, no desenvolvimento do código que dá origem a todos esses elementos visuais.
Bons desenvolvedores utilizam essas ferramentas já levando em conta boas práticas de interface, além de tornar o código mais fácil de ler e editar no futuro. Dessa forma, qualquer atualização de design fica mais fácil de aplicar.

2. Implementação do design

É importante esclarecer que o trabalho desse desenvolvedor não é o mesmo de um designer. Enquanto o designer elabora o esquema de cores e pensa na experiência do usuário, o Desenvolvedor Front End fará o trabalho de implementação desse design.
Você também pode estudar elementos de UI e UX para se aprimorar nessa carreira ligada à ciência da computação, mas o foco está em como o código se traduz em todos os elementos visuais. Por exemplo, ao passar o mouse ou clicar em um ícone, surge um menu secundário.

3. Correção de erros visuais

Boa parte dos problemas visuais encontrados em softwares e sites são resultado de algum erro no código, como um valor incorreto de uma variável ou um erro de digitação. Coisas assim podem levar a imagens que não carregam, menos fora de enquadramento ou ícones que não funcionam.
O Desenvolvedor Front End também tem a tarefa de identificar e corrigir esses erros ao longo do desenvolvimento. Muitos deles podem ocorrer após o desenvolvimento, devido a atualizações em sistemas operacionais, navegadores ou outras mudanças no próprio código usado.

4. Monitorar a experiência do usuário

Para saber se o design utilizado no site ou software foi efetivo, é fundamental monitorar as atividades do usuário final. 
Coletar dados sobre as principais partes da UI que dificultam a navegação ajuda a identificar quais são as melhorias necessárias em futuras versões.

5. Captação e implementação de feedback

Mesmo que o produto final tenha sido entregue, ainda deve haver bastante espaço para modificações e melhorias.
Para isso, o Desenvolvedor Front End deve buscar feedback dos usuários, tentando entender mais claramente como estão as experiências a fim de propor novas etapas no desenvolvimento, se for o caso.

Quais Habilidades e Competências

Algumas linguagens de programação serão exigência de uma ou outra vaga mais específica. Porém, no geral, estas são as habilidades fundamentais para o dev front-end:

Habilidades:

  • HTML/CSS
  • JavaScript/JQUERY
  • Noções de design e responsividade
  • Linha de comando
  • Ferramentas de automação
  • Teste e depuração
  • Noções de performance e SEO
  • Arquitetura de sites
  • UX/UI

Além disso, o conhecimento básico sobre metodologias ágeis é fundamental, visto que, hoje em dia, quase todos os projetos de desenvolvimento são fundamentados nelas.

Competências

Squads remotos ágeis são um novo jeito de contratar profissionais de tecnologia em novas startups até grandes empresas. Por isso mesmo, saber trabalhar em equipe é uma competência fundamental para um desenvolvedor front-end. As demais são:

  • Transparência: ter honestidade e compromisso.
  • Organização: fundamental, principalmente quando trabalha com time.
  • Iniciativa: enxergar o projeto como parceria e trabalhar nele como se fosse seu.
  • Adaptação: flexibilidade diante das adversidades.
  • Predição: quando possível, evitar surpresas, tentando prever possíveis problemas para contorná-los com antecedência.
  • Feedback: absorver ideias e trabalhar seus pontos de melhoria para que você cresça junto com o projeto.
  • É preciso entregar o que o cliente pede, mas principalmente o resultado que ele precisa. E as competências acima, associadas com as habilidades estratégicas e de execução mencionadas, é o que vão colaborar para ter sucesso nesta profissão.

Conclusão

O desenvolvedor front-end é importantíssimo para a cadeia de produção. Se pensarmos que toda empresa tem um site ou ainda terá, o mercado e as oportunidades são gigantes. O foco do desenvolvedor front-end é oferecer uma experiência inesquecível ao usuário, como fácil navegação para que ele encontre o que procura e volte depois.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como Fazer a Transição para o Moodle 4.3

Moodle [plataforma ead] - 27/10/2023

Como fazer uma vídeo aula no celular?

Educação a Distância - 18/02/2022