Saiba como será o futuro da educação

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 12/07/2017 - 10:07:44 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Saiba como será o futuro da educação

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Ao falar de futuro, até mesmo de futuro da educação, é comum que se lembre de alguns filmes que retratam um mundo tecnológico bem diferente do conhecido atualmente. E se dissermos que esse futuro da educação não está tão longe? Acredita? Convidamos você a viajar pelo universo educacional e conhecer como será o futuro da educação – não tão distante. Mas antes, confira como chegamos até aqui.

Evolução da educação

É certo que a educação passou por grandes evoluções até chegar aqui. É de suma importância que você conheça brevemente as mudanças, para entender melhor o futuro da educação e para onde ela está caminhando.

1950 – O aluno não importa

Pode parecer um pouco pesado, mas o passado, ao contrário do futuro da educação, não foi marcado por preocupações com os aprendizados dos alunos. O professor era o detentor do conhecimento e os métodos de aprendizagem eram só por memorização e repetição. Eram puramente procedimentos.

Jean Piaget – Os alunos precisam de estímulos

Jean Piaget veio para começar o futuro da educação, por mais que naquela época ele não tivesse ideia das mudanças que estava realizando. Ele iniciou o construtivismo, que defende a ideia de que os indivíduos não nascem inteligentes, precisam de estímulos para aprender e organizar os pensamentos e conhecimentos.

1960 – Computadores e Psicologia

Realmente, essa foi uma mistura que deu certo! Justo na época em que surgiram os computadores, psicólogos se interessavam na área cognitiva. Essa área se interessa por conhecer as atividades mentais em cada processo de aprendizagem. Ela compreende também que aprender é agregar novos conhecimentos aos que o aluno já tem. É aí que começa a história de o aluno ser protagonista do seu próprio ensino e, consequentemente, do futuro da educação.

1980 – O aluno importa

Isso tudo começou nessa década por causa dos enfoques humanistas. É nessa época que o aluno passa a ser o centro das atenções, com um ensino mais preocupado na boa comunicação e criatividade, visando ajudar na real aprendizagem do aluno.

2000 – O futuro da educação já começou

Pode soar um pouco estranha essa frase, mas fica mais fácil de entender quando você vê escolas como as do Steve Jobs, em que os alunos fazem as atividades em tablets e, no lugar de aulas, têm workshops com temas escolhidos por eles mesmos. É aí que se pensa: o futuro da educação já começou? Sim, já estamos compartilhando um pouco do que será o futuro da educação.

Behaviorismo e o futuro da educação

Certamente, o aluno já é o protagonista do seu próprio ensino e aprendizado, e isso, pela psicologia, garante retornos melhores. A Psicologia Behaviorista estuda as teorias e métodos de investigações psicológicas para analisar, de forma clara e objetiva, o comportamento humano. A ligação desta área da Psicologia com o futuro da educação é o interesse mútuo em estímulos e reações, exatamente o que foi necessário entender para que o aprendizado caminhasse para esse futuro.

Dificuldades para chegar ao futuro da educação

Como nos filmes, sempre há um problema ao implementar um novo sistema – e aqui não é diferente. Já existem escolas que focam em tecnologia para que os alunos escolham o que querem estudar e também o cronograma, tendo um horário mais organizado; mas, aqui no Brasil, ainda é mais complicado. Como implementar um futuro da educação se, nessa questão, não saímos ainda do passado? Para que o futuro da educação seja efetivo, é necessário que o aluno seja o protagonista, é ele quem escolhe o que estudar, a hora de estudar e a matéria. Sem entrar em questões políticas, só parando para analisar a própria educação do país: a maioria dos alunos não tem uma noção básica das importâncias das matérias e, grande parte, não tem ideia do que cursar quando chega ao ensino superior.

O passado, presente e futuro da educação

O passado foi marcado por grandes mudanças na educação, entretanto, no presente, ainda temos mentes brilhantes; basta usá-las para que o futuro da educação esteja cada vez mais próximo de chegar. E você, o que acha desse assunto? Comente abaixo sobre o que mais gosta nessas mudanças e o que acredita que irá acontecer no futuro da educação.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.