O que será mais adequado: flexibilizar currículo de EaD ou grade mais estruturada?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 29/06/2017 - 10:06:39 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O que será mais adequado: flexibilizar currículo de EaD ou grade mais estruturada?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Após o fim do Ensino Médio, uma grande parcela dos recém-formados possui diversas dúvidas sobre o que desejam realizar no ensino superior, qual a melhor universidade, qual o melhor método de ensino: presencial ou EaD, se o EaD é confiável, entre diversas outras. Por isso, a questão de flexibilizar currículo de EaD vem ganhando adeptos. Esse é nosso tema do post de hoje. Após muitos momentos de reflexão, alguns acabam ingressando em um curso qualquer – seja por vontade própria ou por pressão familiar –, ou até mesmo chegam a pensar que têm certeza do que desejam, mas quando começam a estudar percebem que não era exatamente aquilo que queriam e acabam trancando ou desistindo do curso. Os números de evasão diminuiriam consideravelmente se houvesse um currículo mais flexível nas universidades, em vez de algo estruturado – e engessado. Isso se encaixaria muito bem no EaD, que já possui uma premissa de ser flexível em relação a dias e horários e facilitar a vida de milhares de pessoas, então por que não em relação ao currículo?

Como funcionaria para flexibilizar currículo de EaD?

Assim como já existem propostas da flexibilização do currículo em cursos presenciais aqui no Brasil, no EaD não seria muito diferente e seria ainda mais benéfico. Em vez de escolher um curso fixo com currículo estruturado, de início o estudante teria um período de iniciação profissional, onde possuiria uma grade curricular com disciplinas básicas e com o passar do tempo iria ter a liberdade de montar seu próprio currículo, podendo escolher disciplinas de diferentes áreas de acordo com seus gostos e experiências pessoais. Os estudantes do EaD teriam a possibilidade de se informar e escolher sua grade diretamente na plataforma de aprendizagem. Apenas ressaltando: a ideia não é mudar o currículo completamente, e sim moldá-lo da melhor maneira de acordo com nossa sociedade moderna.

Quais seriam os benefícios de flexibilizar currículo em EaD?

  1. Diferentes experiências

O mercado de trabalho atual exige várias qualificações e muitas não são adquiridas, justamente por causa de com um currículo estruturado. Com a flexibilidade do currículo, um estudante vai adquirir mais experiências e estará mais apto para realizar tarefas diferentes em um futuro – ou no seu trabalho atual, conforme o caso. Também com o horário flexível de EaD, trabalhar e estudar não seria tão cansativo.

  1. Maior autonomia em EaD

As pessoas que ingressam no EaD adquirem responsabilidade e autonomia, pois são essas as principais responsáveis de se dedicar o melhor possível aos seus estudos para compreender a matéria e realizar suas atividades. Com um currículo flexível, isso seria mais estimulado, pois os próprios estudantes seriam responsáveis pela escolha daquilo que estudam.

3.      Mudança de rumo facilitada

Se um estudante não estiver satisfeito com o currículo criado, teria a possibilidade de trocar a disciplina que não lhe agrada. Pelo fato de ser EaD, o currículo poderia ser moldado novamente com apenas alguns cliques do mouse.

4.      Mais disciplinas à disposição com EaD

Pelo fato de EaD ser realizado online, haveria uma maior possibilidade de juntar diferentes profissionais de diversas disciplinas na plataforma para enriquecimento da grade curricular.

5.      Escolha da área de atuação

Após um ou dois anos estudando as disciplinas escolhidas, o estudante estará apto para escolher qual será sua área de atuação definitiva. Conservadorismo No Brasil, as reformas propostas em relação ao currículo do ensino superior enfrentam resistência por parte das instituições mais antigas – assim como o EaD há alguns anos. Em vez de criar currículo flexível, essas instituições acabam criando novos cursos de graduação.  Isso faz com que as instituições mais novas tenham mais destaque e preferência por parte dos discentes. Nos outros países, como Estados Unidos e China, acontece exatamente o contrário: as universidades antigas estão sempre reformando seus currículos e métodos de ensino, tornando-os mais flexíveis. Qual sua opinião sobre flexibilizar currículo de EaD? Comente abaixo e continue acompanhando o blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

História do Moodle

História do Moodle

Moodle [plataforma ead] - 20/08/2015