Qual decreto oficial define o conceito de EaD no Brasil?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 21/02/2017 - 14:02:48 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Qual decreto oficial define o conceito de EaD no Brasil?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

 Estudar a distância já ganhou grande espaço tanto no exterior quanto no Brasil. Porém, aqui ainda é necessário mais investimento principalmente diante ao governo para aceitar melhor os cursos EaD no que se referem a pós-graduação sticto sensu. O investimento nos cursos em EaD no Brasil vem crescendo cada vez mais, isso devido ao perfil dos estudantes que temos hoje em dia, que trabalham ou são donos de casa, pais de família etc. Ou seja, com pouco tempo e dinheiro para investir em sua educação.

Decreto Oficial

A legislação de Educação a Distância é muito específica aqui no Brasil. Talvez, por isso, não é qualquer plataforma que está pronta para oferecer os cursos em EaD. Esse decreto data do ano de 2005 e desde então a Plataforma Moodle vem trazendo mais novidades e sempre se adequando às leis vigentes. No entanto, esse decreto teve modificações em 2006 e 2007, no qual especificam as funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior. Além disso, há também o estabelecimento de diretrizes e bases da educação nacional. Os cursos em EaD no Brasil foram devidamente regulamentados em dezembro de 2005, sendo inserida na LDB. Já no Decreto No 5773 de 2006 faz a regulamentação do exercício das funções de regulação, avaliação e supervisão de instituições de educação superior bem como sequenciais no contexto do sistema federal de ensino.

Conceito de EaD no Brasil

É muito importante destacar como o conceito de EaD é aplicado no Brasil. Há países que mesmo seguindo algumas diretrizes, mostram diferenças de como é aplicado os cursos em EaD. É claro que se deve ter como exemplos algumas diretrizes para que seja possível criar parâmetros de como aplicar, avaliar e desenvolver o conteúdo em EaD. Afinal, nos cursos em EaD não temos um professor dentro de uma sala de aula. A sigla EaD significa Educação a Distância, uma forma de ensino-aprendizagem mediada por tecnologias, permitindo que professor e aluno estejam em ambientes físicos diferentes e, ao mesmo tempo, sempre em contato em busca de o professor passar o conteúdo para o aluno.

Vantagens da EaD

Os cursos de EaD oferecem muitas vantagens, principalmente para aquelas pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos seus estudos. A vantagem da EaD é que, desta forma, o aluno pode fazer o seu próprio horário e estudar de qualquer lugar, seja no trabalho ou em casa. Além disso, pode usar diferentes tipos de tecnologias, como computador ou tablet. E mais, na EaD, o aluno também é capaz de gerenciar o seu aprendizado, tendo muito mais autonomia para estudar, utilizando as mensagens com o professor para tirar as suas dúvidas, até mesmo  por e-mail. Além disso, os fóruns podem (e devem) ser utilizados com os próprios alunos para trocar material, tirar dúvidas e fazer trabalhos. Quem preferir investir na plataforma Moodle terá tudo isso para investir em curso em EaD. Investir em um curso em EaD é um grande diferencial para quem deseja se especializar. O que achou do post? Deixe seu comentário, sugestão de novo tema ou dúvida logo abaixo e continue acompanhando o blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

EAD é uma boa opção?

EAD é uma boa opção?

Educação a Distância - 20/08/2015