Qual a importância de PPP para cursos online?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 18/11/2018 - 01:11:56 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Qual a importância de PPP para cursos online?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com a educação a distância (EaD) ganhando cada vez mais destaque no país, a escolha por uma formação online tem aumentado bastante. Mas, não basta apenas escolher um curso a esmo, é preciso que esse curso tenha qualidade comprovada.

Por isso, ele precisa estar adequando à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que obriga a elaboração de um PPP às escolas. E cursos online nada mais são do que escolas virtuais, daí a importância de PPP para cursos online. Portanto, é sobre isso que vamos conversar no post de hoje. Vamos lá?

O que é PPP?

O PPP ou Projeto Político-Pedagógico é um documento exigido pela LDB a todas as escolas e cursos em território nacional. Esse documento direciona toda a construção do curso, seus custos, suas bases pedagógicas, seus objetivos a curto, médio e longo prazo e suas regras políticas.

Muitos podem pensar que o PPP é um documento exclusivo para instituições de ensino presenciais, contudo, a importância de PPP para cursos online é tão grande quanto para cursos presenciais. Qualquer instituição de ensino que prima pela qualidade deverá elaborar um Projeto Político-Pedagógico.

Portanto, se esse é seu projeto, lembre-se de formalizar um PPP bem completo.

O que deve conter um Projeto Político-Pedagógico?

Como o próprio nome diz, o PPP deve conter as diretrizes e bases tanto pedagógicas quanto políticas do curso. Por isso, a importância de PPP para cursos online se dá por meio de:

1. Missão

O motivo pelo qual o curso foi criado, quais as linhas que irão direcionar esse curso online e levar em consideração os objetivos financeiros, sociais e estruturais do curso.

2. Bases curriculares

A metodologia e o ensino adotados pelo curso, bem como suas formas de avaliação.

3. Corpo docente

O PPP direciona como será feita a formação do corpo docente para o curso, o que vai ser exigido desses profissionais e como eles cumprirão as metas e os objetivos traçados pelo curso.

Público-alvo

Todo curso tem um público alvo, isso não é diferente para os cursos online. E o PPP também traz isso de forma bem definida.

Estratégias de ação

Este ponto traça como o público-alvo será alcançado e especifica as características dos alunos para mapear maneiras de mantê-los ao longo de todo o curso.

Recursos

Esse item leva em consideração todos os materiais necessários ao pleno andamento do curso, sejam esses materiais de ordem pedagógica, financeira, administrativa ou humana.

Todos esses itens revelam a importância de PPP para cursos online, entretanto, não basta apenas redigir o PPP, ele precisa ser aplicado efetivamente na criação e manutenção dos cursos online, sendo revisado e atualizado periodicamente para que possa continuar adequado ao curso, guiando-o, assim, numa trajetória de sucesso.

E aí, gostou do post sobre a importância de PPP para cursos online? Já conhecia o Projeto Político-Pedagógico e a importância dele para a criação dos cursos online? Deixe seu comentário e até a próxima postagem. Lembre-se sempre de que o melhor conteúdo sobre educação via web você encontra aqui!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.