Quais são as 5 chaves para o Marketing Empresarial?
25/02/2022 17:02:26Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O marketing está presente nas nossas vidas muito mais do que imaginamos. Faça uma caminhada pelas ruas da cidade, uma busca no Google, ligue a televisão ou o rádio, abra um jornal e você será impactado por alguma ação de marketing.
“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.
Como dito antes, aqui nós vamos discutir 5 Pontos-Chaves que você pode anotar facilmente em qualquer lugar e usar como fonte de referência, sempre que for lançar um novo produto, serviço ou qualquer idéia de negócio.
1 – Mercado
Não importa que tipo de negócio, produto ou serviço você está oferecendo ou vendendo.
Qualquer tipo de campanha de marketing que você espera criar sempre começa com o entendimento do seu mercado.
Isto é porque o marketing diz respeito sobre comunicar o valor do seu produto ou serviço ou negócio para o seu cliente. Ou seja, para o seu mercado.
Por isso é tão importante realmente entender os desejos, as necessidades, os sonhos, medos, dores e as frustrações de seu mercado-alvo.
Comece identificando a Persona do seu cliente.
Aquele perfil de cliente ideal, que possui todas as características de seus melhores clientes. O tipo de pessoa que gosta dos seus produtos, serviços e de você.
A tarefa é tentar conhecê-los melhor do que eles próprios se conhecem, porque quanto mais empático você for capaz de ser e de se colocar nos seus sapatos, bem mais efetivo será todo o seu marketing.
É possível fazer este reconhecimento em algumas etapas:
Dados demográficos – detalhes como idade, gênero, renda, ocupação, educação etc.
Dados geográficos – onde moram, cidade, estado, região ou mesmo vizinhança.
Dados Psicográficos – relativo à personalidade, valores, opiniões, crenças, atitudes, pontos de vista políticos e religiosos, interesses e estilos de vida.
Estas são as coisas que você realmente pode se aprofundar para tentar entender de onde eles vêm.
Então converse com eles, leia o que eles leem, veja o que eles assistem, ouça o que eles ouvem, e realmente tente incorporar de onde eles estão vindo.
Tente entrar novamente em seus sapatos e ver o que eles estão pensando e como você pode posicionar sua empresa, produto ou seu serviço como a solução para suas dores.
Quem faz isso bem, normalmente tem bons resultados.
Agora que você tem seu mercado-alvo ideal, realmente identificou para quem você está tentando vender, então é hora de passar para o ponto-chave número dois.
2 – Modelo De Negócio
Aqui se trata do que você está tentando vender ao seu público.
Basicamente, qualquer produto, serviço, negócio, oferta ou ideia que você tenha interesse em influenciá-los e persuadi-los a comprar.
Parece óbvio, mas essencialmente você quer vender algo que as pessoas realmente querem comprar.
E você ficaria surpreso com a quantidade de empresas que se esforçam, têm um produto ou serviço bom, mas ficam se perguntando por que ninguém está comprando.
3 – Mensagem
O ponto número três é em relação a tudo que diz respeito à Mensagem.
É por isso que é importante que você desenvolva as coisas nesta ordem: primeiro falamos sobre o seu mercado-alvo ideal, que é aquele que você está tentando atender; depois passamos para a definição do modelo de negócio, que é o que você vai vender.
Agora chegamos à mensagem, que é como você vai embrulhar ou empacotar tudo isso de uma forma que seja atraente para o seu mercado.
4 – Mídia
Então, agora que você tem seu mercado, seu modelo e sua mensagem, é hora de prosseguir para a Mídia.
E é aqui que muitos começam de forma errada, tentando escolher um determinado canal como, digamos, o YouTube ou Instagram ou LinkedIn, apenas por terem ouvido que são ótimos.
Com isso, entram de cabeça no canal, mas se esquecem completamente de identificar seu mercado-alvo e descobrir se eles realmente são ativos ou presentes nestas plataformas, pois caso contrário, você perderá seu tempo e dinheiro.
Por isto é importante esta ordem de determinar o mercado-alvo ideal, definir o que você está vendendo e aí sim, começar a ver onde seu público está ativo e presente de forma online, pois permite que você vá lá e evite qualquer outro lugar sem importância.
Estar em todos os lugares e fazer tudo é uma direção ruim, pois seus mercados não estão em todos os lugares e eles não necessariamente precisam de tudo o que o seu nicho oferece.
E isso é uma rápida maneira de se queimar e desperdiçar muito dinheiro e energia, ao invés de você trabalhar de forma estratégica.
A maneira de fazer isso é primeiro identificar esse mercado-alvo e, em seguida, começar a alinhar e fazer pesquisas rápidas no Google sobre informações demográficas, detalhes de uso e características dos canais de mídia social.
5 – Funil De Vendas
Agora é hora de passarmos para a última peça do quebra-cabeça que é o Funil de Vendas.
Ele é uma forma de orientar seus clientes na jornada de compra.
Isto é, o caminho percorrido desde o momento em que eles têm o primeiro contato com você, sem nenhuma ideia de quem você seja, e passando por todo processo até se tornarem seus clientes leais.
O conceito do funil é muito importante e é realmente valioso, pois ajuda a orientar o cliente em potencial durante o processo de fazer negócios.
Conclusão
Chegamos ao final e espero que você tenha entendido os 5 Pontos-Chave que passamos e que você deve considerar no seu Plano de Marketing.
Lembre-se novamente que montar o plano não precisa ser obrigatoriamente complexo, mas é essencial.
Sem este material, seu esforço de marketing não terá a mesma eficiência para alavancar seu negócio, pois não haverá objetivos, metas, diretrizes e cronogramas.
Por isto, dedique um pouco do seu tempo para esta atividade.
Mas mesmo assim, caso precise de alguma ajuda ou queira tirar alguma dúvida, entre em contato. E inscreva-se para obter mais conteúdos sobre marketing digital ou ser avisado sobre novidades.
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