Por que a EaD possibilita acesso democratizado à educação?
04/04/2017 14:04:00Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Hoje em dia, a Educação a Distância (EaD) está disponibilizando o acesso à educação de forma mais igualitária e democratizada. Sabe-se que a plataforma Moodle, por exemplo, que serve como uma sala de aula virtual, ajuda muitos estudantes e cidadãos a dar continuidade em seus estudos por oferecer um ensino completamente inovador, que não é focado na tradição e no regime presencial. Muitos pensam que a EaD não é séria ou não consegue abarcar o mesmo conhecimento que a educação presencial fornece aos alunos. Pelo contrário, é por meio da EaD que o aluno tem mais autonomia e independência. Sabe-se que nas universidades presenciais o aluno deve obedecer ao professor e esperar pelas lições e provas. No ambiente virtual, por exemplo, o aluno precisa estar presente, estudar, pesquisar mais sobre o assunto e ainda pode fazer o seu próprio horário. Logo, o discente tem mais responsabilidade no ambiente online porque precisa dessa metodologia para aprimorar o seu conhecimento ou voltar a estudar.
Moodle e a interação
Uma objeção constante nessa educação a distância é sobre a ausência de interação com estudantes e professores. A tecnologia está se desenvolvendo muito rápido e hoje há salas de bate-papo, chats e fóruns para discussões e interações.
EaD e possibilidades
Outro ponto que merece ser ressaltado é o quanto a EaD favorece um ensino igualitário. Cada vez mais cursos a distância estão sendo criados para aumentar o alcance da educação em territórios e ambientes que não têm mobilidade ou materiais disponíveis e até condições financeiras de oferecer um ensino de qualidade. A EaD permite que qualquer pessoa volte a estudar. Percebe-se o quanto as pessoas estão conectadas nos dias de hoje. Logo, com a EaD, o aluno não precisará se deslocar em grandes distâncias ou tentar conciliar o trabalho com os estudos. Com apenas uma conexão com a internet, é possível fazer aulas online e participar ativamente do curso. A sua presença é obrigatória nesse ambiente. E pensar que é mais “fácil” por não haver professores chamando sua atenção é muito pequeno, uma vez que na educação virtual, você precisa se esforçar mais ainda. Aquela pessoa que não teve uma oportunidade de estudar em uma escola boa, pode muito bem começar um curso online e favorecer a entrada no mercado de trabalho.
Tecnologia nas mãos
O que pode ser um problema para muitos, para outros é uma forma de melhorar o conhecimento nas plataformas online. No Moodle, é preciso que os envolvidos, estudantes e professores saibam trabalhar na plataforma e usar as ferramentas tecnológicas. Mas isso é o de menos ao comparar o quanto a EaD pode ajudar na democratização da educação. Pode-se dizer que, eventualmente, o número de cursos a distância só tende a crescer, porque pessoas estão tendo dificuldades em aperfeiçoar seu conhecimento ao mesmo tempo em que se insere no mercado. Sem contar a praticidade e a flexibilidade de horários. Com a EaD e a plataforma Moodle, o ensino pode ser acessado por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, trocando experiências com outros alunos e absorvendo informações que irão definir seu caráter e estilo de vida. É democratização sim!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Como Encontrar Vídeo Aulas de Qualidade para Enriq...
Educação a Distância - 19/08/2024
Por que fazer webinários?
Educação a Distância - 07/04/2016
Cinco Dicas Para Divulgar Seu Curso Online – Parte...
Moodle [plataforma ead] - 20/11/2017
As 10 Melhores Plataformas EAD Gratuitas para Turb...
Educação a Distância - 20/04/2023