Para que servem os polos presenciais em EAD

18/05/2018 21:05:18

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Uma das grandes vantagens das novas tecnologias é possibilitar novos modelos de negócios, abandonando muitas vezes a necessidade de um escritório central e por isso barateando muito a operacionalização de muitas ideias que antes eram inviáveis.

Com a educação não poderia ser diferente, e o EAD é o grande beneficiário disso com o uso das novas tecnologias, chegando a locais antes inacessíveis pelo modelo convencional. Também abrange pessoas que não conseguiriam estudar por uma série de fatores, sejam eles financeiros, geográfico ou mesmo de disponibilidade de horário.


Mas por que existem os polos presenciais em EAD?

É sempre bom olhar primeiro para a legislação para entender quais são as regras do jogo, nesse caso a portaria normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2007. Em seu artigo dois, parágrafo primeiro, podemos ler que “o Polo de apoio presencial é a unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância”.

Isso quer dizer que os polos presenciais EAD devem funcionar como uma unidade de apoio às atividades realizadas pela instituição. Na prática isso quer dizer que os polos presenciais em EAD serão a manifestação física dos cursos oferecidos.

Será nos polos presenciais em EAD que o aluno terá um contato físico com a instituição, buscando a secretaria para sanar dúvidas e inseguranças comuns a esses momentos. Aqui mora uma das maiores serventias dos polos: acolher e orientar o aluno. Pode ser apenas na matrícula, pode ser sobre o funcionamento das aulas, das tutorias, do curso ou das provas. O contato humano nessas horas é muito valorizado e não pode ser ignorado.

Para além do atendimento ao aluno na secretaria os polos presenciais em EAD concentram atividades essenciais ao curso em si, criando um espaço para atender demandas específicas, como a aplicação das avaliações dos cursos, que precisam ser aplicadas de forma presencial para coibir fraudes.

Também é função dos polos presenciais em EAD fornecer um espaço para que os alunos assistam a tele aulas e conferências oferecidas pelo curso, uma vez que algumas dessas atividades podem envolver dinâmicas de grupo ou, até mesmo, porque há estudantes que não conseguem acessar esse material de outra forma, seja por problema de equipamento, financeiro ou mesmo estrutural do local em que moram.

O que nos faz lembrar que os polos presenciais em EAD precisam ter bibliotecas, locais de estudo e laboratórios com internet já que muitos alunos podem precisar desses espaços para ter acesso aos materiais do curso e mesmo à tranquilidade para estudar que não encontram em suas casas.

Uma ponte entre a instituição e o aluno

Considerando todos os fatores envolvidos na educação os polos presenciais devem ser vistos como mais um fator que dá força a instituição, desempenhando um papel essencial no contato com o aluno e no desenvolvimento dessa parceria pedagógica.

E como cada caso é um caso, nos conte o seu! Você tem experiência com polos presenciais em EAD? Acredita que pode contribuir ideias novas e mesmo coisas que deixamos passar? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Uma das grandes vantagens das novas tecnologias é possibilitar novos modelos de negócios, abandonando muitas vezes a necessidade de um escritório central e por isso barateando muito a operacionalização de muitas ideias que antes eram inviáveis.

Com a educação não poderia ser diferente, e o EAD é o grande beneficiário disso com o uso das novas tecnologias, chegando a locais antes inacessíveis pelo modelo convencional. Também abrange pessoas que não conseguiriam estudar por uma série de fatores, sejam eles financeiros, geográfico ou mesmo de disponibilidade de horário.


Mas por que existem os polos presenciais em EAD?

É sempre bom olhar primeiro para a legislação para entender quais são as regras do jogo, nesse caso a portaria normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2007. Em seu artigo dois, parágrafo primeiro, podemos ler que “o Polo de apoio presencial é a unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância”.

Isso quer dizer que os polos presenciais EAD devem funcionar como uma unidade de apoio às atividades realizadas pela instituição. Na prática isso quer dizer que os polos presenciais em EAD serão a manifestação física dos cursos oferecidos.

Será nos polos presenciais em EAD que o aluno terá um contato físico com a instituição, buscando a secretaria para sanar dúvidas e inseguranças comuns a esses momentos. Aqui mora uma das maiores serventias dos polos: acolher e orientar o aluno. Pode ser apenas na matrícula, pode ser sobre o funcionamento das aulas, das tutorias, do curso ou das provas. O contato humano nessas horas é muito valorizado e não pode ser ignorado.

Para além do atendimento ao aluno na secretaria os polos presenciais em EAD concentram atividades essenciais ao curso em si, criando um espaço para atender demandas específicas, como a aplicação das avaliações dos cursos, que precisam ser aplicadas de forma presencial para coibir fraudes.

Também é função dos polos presenciais em EAD fornecer um espaço para que os alunos assistam a tele aulas e conferências oferecidas pelo curso, uma vez que algumas dessas atividades podem envolver dinâmicas de grupo ou, até mesmo, porque há estudantes que não conseguem acessar esse material de outra forma, seja por problema de equipamento, financeiro ou mesmo estrutural do local em que moram.

O que nos faz lembrar que os polos presenciais em EAD precisam ter bibliotecas, locais de estudo e laboratórios com internet já que muitos alunos podem precisar desses espaços para ter acesso aos materiais do curso e mesmo à tranquilidade para estudar que não encontram em suas casas.

Uma ponte entre a instituição e o aluno

Considerando todos os fatores envolvidos na educação os polos presenciais devem ser vistos como mais um fator que dá força a instituição, desempenhando um papel essencial no contato com o aluno e no desenvolvimento dessa parceria pedagógica.

E como cada caso é um caso, nos conte o seu! Você tem experiência com polos presenciais em EAD? Acredita que pode contribuir ideias novas e mesmo coisas que deixamos passar? Deixe seu comentário aqui embaixo.

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