Como divulgar um curso no Google?

08/02/2022 14:02:30

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Nesse momento você já deve estar com o seu curso online funcionando a todo vapor e com uma cartela de clientes e alunos em constante crescimento. Agora é o momento de você melhorar a forma de promover e divulgar cursos online para que os seus clientes continuem utilizando o seu conteúdo, para assim alcançar aquilo que eles tanto almejam.

Por que o Google é tão procurado?

O Google é, com certeza, a maior vitrine de negócios da atualidade.

A maioria das pessoas na hora de procurar um produto ou serviço, recorre a ele para encontrar o que precisa, seja achar um restaurante para comer, uma farmácia perto da sua casa ou comprar um novo celular, por exemplo.

Por isso que todas as empresas querem anunciar no Google gratuitamente, porque isso aumenta significativamente as chances de aparecer nos resultados orgânicos, fechar negócios, obter mais clientes e aumentar sua lucratividade.

Google Meu Negócio

Para quem não sabe, o Google Meu Negócio junta várias ferramentas em um só lugar. São ferramentas úteis e diferenciadas para aumentar sua visibilidade no Google.

Para fazer uso do Google Meu Negócios você deve primeiramente se cadastrar. Lá você disponibilizará dados importantes sobre sua empresa como site, telefone, endereço e horário de funcionamento e inclui fotos, posts do blog e ofertas.

Caso o seu cliente esteja próximo a você, o pin da sua empresa aparecerá no Google Maps do celular do seu cliente, tablet ou até mesmo no computador.

Se você quer saber como anunciar no Google de graça, saiba que ele lista as empresas cadastradas no Google Meu Negócio com bastante destaque nos resultados das pesquisas orgânicas.

Ao se cadastrar lá sua empresa fica em destaque lateral nas páginas de pesquisa e Google +, além de aparecer com as informações no Google Maps.

A plataforma é muito intuitiva e qualquer pessoa com conhecimento básico de internet consegue usar, ou seja, não é preciso conhecer técnicas avançadas de marketing digital para se dar bem.

Destaque informações relevantes nos comentários da sua empresa

Se sua empresa oferece um serviço único ou diferenciado, isso merece ser destacado nos comentários da sua ficha no Google Meu Negócio. Se você tem um bar com terraço, isso deve constar no seu descritivo do seu SEO, pois quando alguém pesquisar “bar com terraço”, se o seu endereço for na região da pessoa que está buscando, certamente sua empresa aparecerá para ela nos primeiros resultados. Deixe isso destacado nos seus comentários para que você consiga mais visibilidade. 

Mencione diferenciais em sua descrição do Google Meu Negócio

Outra maneira de obter uma exposição gratuita de anúncios para o seu negócio no Google é mencionar as comodidades populares em sua descrição. Se seu negócio funciona 24 horas por dia, você pode destacar isso para aumentar suas chances de ganhar mais visibilidade e ser encontrado para essas buscas.

Ferramentas do Google Meu Negócio

Ao fazer a inscrição no Google Meu Negócio você terá acesso a várias ferramentas como:

Hangout

Outra maneira de anunciar no Google de graça é através do Hangout, que faz parte das ferramentas do Google Meu Negócio.

O Hangout permite uma comunicação direta com seus seguidores. No Hangouts você pode adicionar informações da sua empresa, serviços ou produtos.

Tudo online e de forma bastante prática. É uma ferramenta de comunicação instantânea que possibilita uma aproximação com seus clientes.

Com essa comunicação mais rápida e eficiente, você aumenta as chances de fechar um negócio com agilidade, uma vez que os clientes não gostam de esperar muito tempo por uma resposta de e-mail, por exemplo, e recorrem a respostas mais rápidas.

Analytics

Essa é uma das ferramentas mais importantes do Google, pois é através do Analytics que você pode analisar e consultar o número de acessos ao seu site, bem como a origem deles.

Traz informações muito importantes sobre comportamento de navegação, localidade do seu público, dentre outros.

Por isso que é sempre muito importante que você faça um acompanhamento diário, ou ao menos semanal, para mensurar os avanços ou retrocessos de seus investimentos e campanhas.

 Google Plus

Por mais que essa rede social não seja tão acessada quanto Facebook ou Instagram, criar uma conta no Google Plus pode fazer você ser encontrado mais facilmente no Google.

Se você quer anunciar no Google de graça, saiba que você precisa criar uma conta e usá-la ao menos minimamente.

Para isso basta criar uma conta e divulgar informações relevantes e que sejam do interesse do seu público-alvo de tempos em tempos. Pelo simples fato de você ter uma conta no Google Plus você consegue um melhor posicionamento nas buscas orgânicas.

 Marketing de busca (SEO)

Você muito provavelmente já está familiarizado com esse termo ou quem sabe até já utilize essas técnicas de SEO no seu website.

O marketing de busca ou SEO se refere a um conjunto de ferramentas de otimização utilizadas no seu site para aumentar as chances de você aparecer no Google e conseguir um bom posicionamento nas páginas de pesquisa.

O que isso quer dizer quando falamos em como anunciar no Google de graça? Que se você utilizar as ferramentas certas, uma pessoa quando buscar algo relacionado ao seu produto ou serviço no buscador do Google, você aparecerá em destaque para ela de forma orgânica, ou seja, SEM CUSTO!

Milhares de pessoas realizam milhões de pesquisas por segundo pesquisando alguma informação, produto ou serviço e, por conta disso, parece impossível aparecer logo no começo da página.

Porém, se você usar as palavras-chave certas, que sejam muito procuradas, mas que não sejam extremamente concorridas, aliado a um conteúdo interessante e relevante ao usuário você aumenta suas chances de ficar bem posicionado.

Nesse nosso outro artigo você confere o que o Google considera como importante para rankear seu site!

Mas, para resumir, entenda alguns itens que são mais importantes para o Google na hora de analisar o seu site:

Conteúdo de qualidade

Talvez a melhor forma de anunciar no Google de graça seja produzir um conteúdo útil para seus leitores. Publique regularmente postagens no seu blog e páginas do site que respondam às perguntas comuns que seus clientes ideais estão fazendo nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Use as práticas recomendadas e esteja constantemente consultando as novas tendências de SEO para ajudar suas páginas a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Essas páginas ajudarão sua empresa a ficar na frente de pessoas que ainda não conhecem sua empresa. Quanto mais vezes você fornecer as informações necessárias, mais eles confiarão em você e maior a probabilidade de escolher você quando precisar de um produto ou serviço.

Opções de publicidade gratuita offline/online

Abaixo separamos duas ideias de formas de aparecer no Google através de recursos online e offline.

1. Entrevistas

Ser entrevistado tem uma vantagem. As pessoas aprendem mais sobre sua empresa e você tem a chance de realmente de impactar e causar uma boa impressão. Além disso, você pode distribuir suas entrevistas de várias maneiras. Você pode divulgar no blog, nas suas redes sociais, no seu canal do Youtube e assim por diante.

2. Implemente um programa de referência

Seja na loja online ou não, as referências incentivam o marketing boca a boca, que sempre foi uma forma eficaz de publicidade gratuita. Ofereça incentivos como descontos, brindes e outras vantagens, às pessoas que referenciam sua empresa.

Conclusão

Uma das coisas mais importantes antes de começar a vender cursos online com Google Adwords, é conhecer bem todas as formas de anúncio que você pode fazer. Conhecer as regras e boas práticas que esta ferramenta sugere e saber que o sucesso da sua campanha depende de muitos testes e otimizações.

Vale lembrar que trabalhar bem a qualidade da sua página de destino é ainda mais importante do que trabalhar bem somente o anúncio, pois é nela em que o usuário realizará as ações de conversão que você espera. E é claro, não se esqueça acompanhar e monitorar de perto o resultado de suas campanhas.

Utilizar essa ferramenta é um “plus” que você pode dar ao seu negócio ao vender cursos online com Google Adwords. Não dependa somente das redes sociais, vá além!


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