8 Dicas para Conciliar Vida Profissional e Estudos Online

13/08/2018 09:08:35

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Os estudos online podem ser a oportunidade de ouro para o aperfeiçoamento profissional e intelectual daqueles que têm uma rotina apertada. É a era digital dando oportunidade de estudos para pessoas que, até uma década atrás, ficariam esquecidas. Essa solução moderna, embora seja repleta de facilidades, exige muito do aluno também. Tanto que conciliar vida profissional e estudos online requer um bom planejamento. Confira abaixo oito dicas para ter sucesso em sua dupla jornada.

Dicas para conciliar vida profissional e estudos online

1. Crie uma agenda de compromissos (e respeite-a)

Coloque na ponta do lápis todos os seus compromissos diários e os respectivos horários. Isso o ajudará a saber quantos compromissos a mais você pode assumir e o máximo de tempo que pode dispor para cada um deles. É extremamente importante que você aprenda a ser seu próprio fiscal e respeite esses horários. Assim, será possível conciliar vida profissional e estudos online.

2. Organização em primeiro lugar

Separe os materiais de teor profissional e acadêmico, e mantenha o ambiente de estudos sempre limpo, organizado e livre de distrações (fazer suas lições em frente a televisão nunca é uma boa ideia).

3. Crie técnicas para melhorar o rendimento dos seus estudos

Algumas pessoas precisam de silêncio absoluto para se concentrar, outras fluem melhor com música; algumas preferem uma sala fechada, outras ao ar livre. É importante buscar formas de tornar seu momento de aprendizado mais proveitoso e encontrar estímulos que facilitem a concentração e aumentem seu rendimento.

4. Faça planos em longo prazo

Uma forma excelente de encontrar motivação é criando planos em longo prazo, que sua jornada dupla o ajudará a alcançar. Lembre-se do quanto o curso que você está fazendo pode impulsionar a sua vida profissional e como você pode reverter esse ganho em realizações pessoais, de diversas naturezas, já que sua renda vai aumentar, por exemplo.

5. Não descuide do descanso e alimentação

Um corpo fraco e uma mente cansada não dão conta da ‘loucura’ que é o dia a dia de uma pessoa que trabalha e estuda. É extremamente importante dormir oito horas por noite, comer nas horas certas e manter uma dieta equilibrada.

6. Conte com a ajuda de sua família e amigos

Muitas vezes, as pessoas pensam que o fato de você estar em casa significa que você tem disponibilidade imediata. É importante deixar claro para seus familiares e amigos que, apesar de fisicamente presente, sua atenção precisa estar focada em outro lugar naquele momento.

Demarcar esse limite é importante para evitar interrupções que impedem que você consiga cumprir suas obrigações do dia.

7. Separe um dia da semana de folga

É importante incluir na sua agenda um dia de folga (tanto do trabalho quanto de seus estudos online) para se dedicar a atividades de lazer com sua família e amigos. Isso deve ser feito, até mesmo como forma de recompensá-los pela compreensão nos momentos em que estava ocupado (ou simplesmente para descansar e se preparar para matar toda a matéria no dia seguinte). Dessa forma, graças ao descanso você conseguirá conciliar vida profissional e estudos online.

8.  Respeite-se

Não é porque o seu colega estuda quatro horas por dia e ainda trabalha em dois empregos que você precisa fazer o mesmo. Respeite o seu próprio limite e busque o seu melhor resultado dentro disso. Querer ultrapassá-lo pode fazer com que você se desmotive e passe a decair em seus resultados.

Gostou das dicas? Comente sobre as suas técnicas para conciliar vida profissional e estudos online. Compartilhando nossas experiências, ajudamos a criar jornadas de sucesso.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.