Três elementos indispensáveis a uma boa plataforma de ensino

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 02/01/2019 - 22:01:41 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Três elementos indispensáveis a uma boa plataforma de ensino

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Quando se trata de elementos indispensáveis a uma plataforma de ensino, alguns autores, como Correa e Ribeiro (2004), dizem que deve haver uma avaliação e um planejamento da educação a distância. Em EaD, surge um novo modelo de educação que traz uma nova perspectiva de reflexão e direcionamento de todo processo, tornando essa modalidade de ensino cada vez mais democrática.

Segundo esses autores, o planejamento do curso deve ser modificado somente depois de a avaliação ser concretizada, porque assim surgirão possíveis problematizações a ser solucionadas por parte dos fundadores da plataforma. Logo, temos a certeza que alguns elementos são necessários para fazer com que o sucesso de seu curso se dê da melhor forma.

O que deve conter em uma plataforma de ensino?

As plataformas de ensino a distância estão crescendo em uma velocidade incrível, e para quem deseja vender cursos pela internet, tem que observar alguns pontos cruciais, como, por exemplo, a necessidade do seu aluno (seu público-alvo), ajudando-o a conseguir o conhecimento necessário para sua formação de forma satisfatória para o mercado de trabalho.

Pensando nisso, separamos alguns elementos necessários que deve ter uma boa plataforma de ensino. Vejamos:

1. Interação do aluno com o conhecimento

Sabe-se que o aluno é o alvo, então deve-se construir um conteúdo sem fugir da realidade, ou seja, esse processo se dá por meio de uma proposta pedagógica contextualizada. Isso irá nortear a ação de planejar os programas para o curso EaD.

Esse cenário faz com que o aluno se sinta bem e interessado ao se deparar com conteúdos nos quais ele se identifica. O resultado: ele vai interagir da melhor forma e aproveitar o curso ao máximo.

2. Proposta pedagógica atualizada

Para uma plataforma de ensino a distância é de suma importância a utilização e a valorização das tecnologias como um todo. Aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, será de grande valia no processo de ensino-aprendizagem. Assim, com todas as ferramentas necessárias para estudar, o aluno será o protagonista do seu aprendizado, dando significado à sua caminhada em busca de novas formações.

De acordo com Belloni (2001, p. 53):

‘(...) a convicção de que o uso de uma “tecnologia” (no sentido de um artefato técnico), em situação de ensino e aprendizagem, deve estar acompanhado de uma reflexão sobre “tecnologia” (no sentido de conhecimento embutido no artefato e em seu contexto de produção e utilização).

3. Processo de avaliação

Deixe sempre espaços abertos para que o público de alunos possa expor sua opinião, de maneira que se sinta ouvido, de forma plena. Com essa sensação, o aluno fica mais seguro e se sente com mais motivação a seguir seus estudos e oferecer excelentes feedbacks.

Obrigado por ler este post sobre “Três elementos indispensáveis a uma boa plataforma de ensino”. Qualquer pergunta ou dúvida, escreva nos comentários.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.