Plataforma EaD, como fazer e quais as finalidades?

17/11/2021 19:11:27

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Uma plataforma LMS tem características feitas para replicar, ou criar do zero, o que seria um ambiente ideal de aprendizagem.

A grande vantagem da plataforma é oferecer recursos para todos os envolvidos, alunos e professores, opções que são exclusivas do e-learning e vão além das possibilidades das salas de aulas tradicionais.

Por exemplo: na plataforma LMS o aluno tem flexibilidade nos horários e na evolução do ensino.

Isso significa que esse aprendiz pode acessar quando achar cômodo e também terá espaço para absorver as informações, antes de avançar para a próxima etapa do treinamento.

Se você se lembra bem de uma sala de aula, também sabe que, em sua maioria, as técnicas de ensino estão niveladas e todos devem aprender, mais ou menos, na mesma velocidade.

Os professores, condicionados pela forma como o ensino é feito, passam o conteúdo para todos e os alunos precisam entender essa informação, ou então perderão “o fio da meada”.

Um Sistema de Gestão de Aprendizagem sempre consiste em duas partes:

  • Interface de administrador. A interface do administrador é onde um gerente de treinamento ou treinador de desempenho pode criar, gerenciar e organizar todos os materiais de treinamento. Além disso, é possível extrair relatórios (individuais ou por grupo). A interface administrativa geralmente consiste em configurações e recursos para personalizar totalmente os materiais de treinamento.
  • Interface de usuário. A interface do usuário é onde um participante vê e aprende a partir do material que um administrador criou. Os participantes podem acessar e participar dos materiais de treinamento criados utilizando seu computador pessoal ou um navegador da web.

Você tem duas opções:

  • LMS/SaaS LMS baseado em nuvem. Baseado em nuvem significa que você hospeda seu sistema de gerenciamento de aprendizagem em um servidor de Internet em vez de seu servidor local (ou seja, o disco rígido de um computador físico). Seu fornecedor de LMS será responsável pelo tempo de atividade, armazenamento de dados e gerenciamento completo do LMS (por exemplo, novos recursos e correção de bugs).
  • Um LMS hospedado. Em contraste, um LMS hospedado é armazenado no servidor local da sua organização. Sua organização é responsável por tudo o que diz respeito ao LMS, como armazenamento de dados, privacidade e desenvolvimento de sistemas. A vantagem é que você pode personalizar totalmente seu LMS de acordo com as necessidades da sua organização. A desvantagem é que também tem um preço alto.

Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem online têm várias finalidades. Vamos listar os mais comuns:

  • Treinamento de funcionários. Os funcionários são a espinha dorsal de uma organização. Se você apoiá-los na educação e no desenvolvimento, colherá os benefícios. Um LMS ajuda os funcionários a expandir seu conjunto de habilidades estruturalmente ao longo de suas carreiras.
  • Integração de funcionários e clientes. Com um LMS, você obtém novos contratados preparados para suas novas funções de forma contínua e rápida. Em pouco tempo, eles aprenderão mais sobre os valores, políticas e procedimentos de sua organização. Você descobrirá que seus funcionários se tornarão produtivos mais rapidamente.

Além disso, você pode usar um LMS para integrar seus novos clientes. Um LMS pode dar-lhes um pontapé inicial, para que tirem o máximo partido do seu produto ou serviço. Leia mais sobre integração de funcionários e clientes.

  • Treinamento de clientes. Os fornecedores de produtos de software online costumam usar esse tipo de treinamento. O treinamento do cliente com um LMS garante que seus clientes estejam atualizados sobre os novos recursos. Também os ajuda a obter o máximo do produto, o que acaba resultando em clientes mais felizes. 
  • Treinamento corporativo estendido. Com um LMS, você pode fortalecer sua marca e obter consistência entre parceiros, revendedores e clientes.
  • Treinamento de conformidade, credenciamento e certificação. Implementar treinamento de conformidade em sua organização pode ser complicado. Mas não se você usar um LMS. Ele reduz a carga de trabalho e torna os cursos obrigatórios menos enfadonhos. Os LMSs oferecem opções de certificação abrangentes. 
  • Treinamento de franquia. Um LMS é ideal para manter os processos e produtos uniformes em todas as unidades. Você pode alcançar várias franquias ao mesmo tempo, com apenas um clique.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como seu negócio pode crescer com e-learning

Webmarketing para Cursos - 18/11/2018

O que 2019 reserva para a Educação a Distância?

Educação a Distância - 03/01/2019

As 4 dicas para estudar em um curso online

Educação a Distância - 20/06/2018