Como a EaD estimula a autoaprendizagem?

13/06/2017 10:06:01

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

 

Autonomia na aprendizagem

Podemos dizer que o ensino a distância proporciona mais liberdade ao aluno, mas também demanda mais responsabilidade. É essencial que o aluno se disponha na busca pelo conhecimento e administre seu próprio aprendizado. A vantagem dessa modalidade está na flexibilidade da passagem do conhecimento, possibilitando ao estudante que tem limitações de tempo e espaço, transpor esses fatores e se tornar um educando. Usando toda sua disciplina e foco e tornando-se, dessa maneira, autônomo na aprendizagem.

O professor ainda é essencial

Na EaD entendemos que o aluno é o responsável pela própria aprendizagem, mas isso não descarta o professor. A autonomia está no fato de que o aluno poderá aprender de forma flexível dentro de seu espaço e ritmo para cumprir as demandas pré-estabelecidas pelo professor. EaD confere, inclusive, ao aluno liberdade e independência na forma de aprendizagem, poder para definir quando dedicará maior tempo ao estudo, onde o fará e de que forma. É claro que, com isso, o aluno assume uma responsabilidade maior de garantir o sucesso de sua aprendizagem.

Aquisição de consciência crítica, criativa, participativa, questionadora

As ferramentas de aprendizagem do ensino a distância levam o aluno a socializar seu processo de aprendizagem e buscar diversas fontes. A Internet é a principal ferramenta nesse caso e encoraja o aluno a interagir com colegas de estudo e aprender através de experiências, diálogos e confrontos positivos. O aluno deve criticar a informação que chega até si, filtrando os conhecimentos em busca de algo que seguramente possa agregar em sua aprendizagem; são processos em que se põe a questionar e investigar criticamente.

O mundo virtual para a EaD

No ensino a distância, as ferramentas e conteúdos serão disponibilizados online, o aluno precisará desenvolver habilidades de planejamento e ritmo de estudo. É necessário examinar os conteúdos a fundo e aproveitar ao máximo o material oferecido, garantindo um bom resultado de aprendizagem. A maior queixa de educadores do ensino a distância é a superficialidade com que os alunos examinam os conteúdos. Realmente, é necessária uma atenção maior por parte dos estudantes, pois os conteúdos são a base da aprendizagem e a atenção dada a tais materiais define a qualidade do conhecimento adquirido.

1.      Internet e autonomia

O conteúdo está online, mas lá também estão as distrações que podem tirar o aluno do foco na falta de uma disciplina de estudo. É essencial para o aluno manter concentração e mesmo sem a limitação da sala de aula, diminuir tempo e espaço dedicados ao estudo.

2.      Moodle e autonomia

O Moodle é uma plataforma colaborativa que já está disponível em 75 línguas; nela, tanto professores como alunos podem contribuir com seus conhecimentos, ajudando a todos. É possível formar uma comunidade de aprendizagem do tema a ser estudado, em uma grande sala de aula, na qual os alunos têm nas mãos o direcionamento das interações. Vantajoso por ser barato e acessível, Moodle tem a intenção de difundir conhecimento. Cabe ao aluno fazer um bom uso das vantagens da plataforma e ter espírito colaborativo. Gostou do artigo de como a EaD estimula a autoaprendizagem? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando o blog!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como EAD amplia saberes dos alunos

Moodle [plataforma ead] - 02/08/2017