Cinco dicas para alunos da terceira idade estudar via EaD

28/12/2017 10:12:57

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O censo demográfico de 2013, do IBGE, aponta que a terceira idade no Brasil corresponde, em números absolutos, a 14,9 milhões de pessoas. Isso revela um crescimento de 10 vezes nos últimos 60 anos. Portanto, uma parcela expressiva da população, com muitos de seus membros buscando se adaptar às tecnologias, por mais difícil que seja, procurando, assim, formas de facilitar aspectos do cotidiano. Vamos entender como funciona a educação a distância para alunos da terceira idade.

Alunos da terceira idade e EaD: vantagens e dificuldades

Em um estudo realizado no Brasil pelo Comitê Gestor da internet, nota-se que, após adquirirem habilidade de acesso e aprenderem a utilizar as ferramentas, os idosos são ativos no mundo virtual e tal ação apresenta forte impacto positivo na autoestima dos mesmos, estimulando maior intimidade com as tecnologias. Por isso, vêm recorrendo ao EaD. No entanto, é grande a quantidade de pessoas da terceira idade que se sentem incompetentes para aprender a manusear novas tecnologias, e tem encontrado certa contrariedade por parte de instituições de ensino superior em abranger essa parcela da população.  O medo e sensação de incapacidade são os grandes vilões na maior aceitação da terceira idade pelo ensino via EaD.

Dicas para Terceira idade estudar via EaD

Baseado nestes contrapontos, algumas Universidades Brasileiras têm se empenhado em adotar medidas que aumentem a inclusão da terceira idade, incluindo na aprendizagem através do ambiente virtual. Alguns pontos que auxiliam no resultado positivo da inclusão de idosos por parte dessas universidades podem ser levantados:

1 - Tratamento do aluno de terceira idade de maneira única

Identificar, de maneira singular, os problemas que impedem o bom desenvolvimento do aluno de terceira idade no ensino EaD. Deve-se compreender que as pessoas possuem níveis diferentes de conhecimento e formas de adquirir informações. Além disso, é importante considerar o motivo pelo qual o indivíduo está buscando tal formação, se ainda está ativo no mercado de trabalho, ou não, e outros fatores pessoais.

2 - AVA adequado e linguagem compreensível

Deve sempre priorizar a utilização de uma linguagem mais compreensível possível pelo idoso, considerando sempre seu nível de conhecimento em relação às tecnologias e ao ensino EaD. Além disso, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) deve ser dinâmico e de fácil compreensão e acessibilidade.

3 - Avaliações contínuas e motivação da aprendizagem do aluno de terceira idade

É importante a realização de uma avaliação contínua, a fim de evitar que o aluno da terceira idade se perca durante o processo e, com isso, desista do ensino EaD. É importante também incluir novas ferramentas de forma gradativa e continua, motivando o idoso sempre a aprender mais.

4 - Compartilhamento de dúvidas

É interessante também favorecer uma interação entre os alunos de terceira idade, para que possam compartilhar dúvidas e medos, bem como seus avanços na aquisição das habilidades digitais.

5 - O idoso sempre pode aprender algo novo

Não é muito uma dica, mas um recado. É importante não enxergar a população de terceira idade como um grupo despersonalizado e velho, que não tem mais utilidade social. Eles sempre podem estar aprendendo coisas novas, além de compartilhar de toda sua experiência de vida para a transformação do mundo. Gostou das dicas? Comente sua opinião sobre terceira idade e EaD e dê outras ideias também que possam melhorar o ensino via EaD dos alunos da terceira idade.

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