Plataforma EaD com Gamificação, como Implementar

01/12/2021 19:12:14

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A gamificação é um conceito que vem sendo utilizado como uma estratégia de ensino, diante de vários problemas que a educação a distância tradicional enfrenta como os índices de evasão dos alunos, pouco aproveitamento de materiais didáticos e dificuldade de comunicação entre alunos, professores e tutores. 

A gamificação é implantada visando o melhor aproveitamento de cursos, usando elementos apresentados em jogos como estratégias, mecânicas, pensamentos “esse fenômeno vem se espalhando pela educação, aplicado como estratégia de ensino e aprendizagem, dirigida a um público-alvo inserido, chamada geração gamer, e existem resultados positivos sendo obtidos através dessas experiências”

Esse conceito utiliza de muitas ferramentas encontradas em games, começando pela criação de uma narrativa. Incorporando o aluno a história conseguimos uma fidelização do estudante diante do curso. 

Igualmente nos jogos, nesta metodologia se usa conceitos de feedbacks imediatos e recompensas, onde o aluno consegue ver o seu progresso no decorrer do curso, além disso, os games conseguem manter os jogadores concentrados em uma atividade durante horas, apenas para vencer um amigo, ultrapassar desafios e descobrir o fim da história. 

Na cultura atual, quase sempre o trabalho é associado com algo difícil, que requer muito esforço, entediante, uma obrigação. Mas nos jogos, o trabalho não é associado apenas a isso, pois os jogadores frequentemente passam horas formulando estratégias e depois passam muitas horas derrotando seus inimigos, coletando itens e até negociando com outros jogadores. 

Nesta implantação nos apresentamos passos importantes para a criação de uma gamificação, começando pela plataforma, depois de uma construção de um roteiro o próximo passo e mais importante é a criação configuração de uma plataforma, que deve ser desenvolvida, configurada é apresentada para o aluno se baseando totalmente no roteiro, assim como em um jogo onde ao jogá-lo você tem uma imersão completa, muitas vezes até tendo a sensação de vivenciar o jogo, a gamificação tem que ser pensada e realizada para trazer total imersão do estudante ao curso proposto. ao configurar esta plataforma, se utiliza de ferramentas, e estratégias onde o professor pode escolher entre fazer dinâmicas, ou até um jogo completo, essa concepção de game, da qual a gamificação deriva, implica em concebê-lo como um sistema, composto por elementos interconectados que, ao agregarem-se em um todo, resulta em um fenômeno que é maior do que a soma de suas partes. 

Dessa forma, podemos utilizar desde um número reduzido de elementos, até uma quantia maior, fazendo com que o produto final possa produzir uma experiência próxima a de um game completo.

A gamificação na educação a distância surge como uma proposta de implementação a uma pedagogia mais humanizada, como já comentado anteriormente, que buscará realizar um trabalho que envolva todas as disciplinas e atores do processo. 

Não surge com o intuito de acabar ou diminuir com os métodos de ensino já utilizados em plataformas e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem e sim como uma ferramenta que irá somar, possibilitando a transdisciplinaridade, dentro dos moldes já comentados, trazendo motivações para a construção do conhecimento.

Proposta de implementação

Em ato contínuo ao que estamos expondo, buscaremos não apenas discutir conceitos e refletir sobre a gamificação na EaD, deste modo, nos propusemos a apresentar uma forma de implementação de games na Educação a Distância, através da utilização de um  Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.

Não cabe a nós apresentar um modelo pronto, nem um manual a ser seguido sobre a implantação de gamificação na Educação a Distância, principalmente por termos a compreensão de que se deve levar em consideração a realidade de cada instituição de ensino e todos os seus atores. 

Ademais, ressaltamos que existem variadas formas de realizar essa inserção, o que realizaremos em seguida é uma proposta do que pode ser feito, de acordo com o que explicitamos nos capítulos anteriores.

Os princípios da implementação da metodologia em relação a plataforma, exigem que tenhamos uma plataforma totalmente integrada e individual para cada situação, sendo criada e pensada para facilitar a interação e a imersão do aluno ao conteúdo, assim como nós temos a nossa já pensando nesse aspecto. 

Essa prática é possibilitada criando uma plataforma totalmente imersiva, usando metodologias imersivas unidas aos conceitos de jogos, como puzzles, por exemplo. No Caso da EaD, uma das ideias consiste em criar gratificações ao aluno após ele completar determinadas funções ou atividades, buscando valorizar o processo e não apenas o resultado.

Para tal feito, a gamificação proposta será baseada na construção de histórias.  Cada história é adaptada para uma determinada faixa etária, situação de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário, para esse formato de aplicação, construir uma plataforma completamente imersiva e trabalhar variáveis, em que o aluno não saberá distinguir situações reais e situações educacionais.

Expusemos acima apenas alguns princípios relacionados à organização dos games, baseados na construção de histórias, dentro de plataformas e/ou ambientes virtuais para contextualizar o passo-a-passo que apresentaremos seguidamente.

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