5 desafios para a EaD no Brasil

19/05/2017 10:05:56

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

O ensino à distância (EAD) possibilita que o estudante organize o seu próprio horário, ele deve ser uma pessoa dedicada e que queira chegar ao objetivo final: obter o seu diploma. A plataforma que a EAD é realizada é o Moodle, um software livre de administração e preparação de cursos online.

O que o Moodle oferece?

Ele permite a criação de sites de uma forma dinâmica para os estudantes e comunidades de aprendizagem, se destaca na avaliação de dados gerais como suporte ao padrão scorm e fornece conteúdos de uma forma hierárquica. Os seus recursos contém glossário, chat, fórum, e-mail, questionário, wiki e tarefas. Ele é utilizado em grandes instituições de ensino do Brasil e exterior, também em empresas e instituições menores. Atualmente, a EAD é um método de ensino mais conhecido e utilizado, pois é uma forma mais simples para quem quer se formar. Ela possibilita a entrada de diversos brasileiros no ensino superior, mas há diversos desafios para serem ultrapassados. Abaixo listamos quais são eles, confira.

1.     Ingressar nos novos meios tecnológicos

Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm acesso a tecnologia. As novas gerações conseguem se adaptar com facilidade à tecnologia, já as pessoas de gerações passadas já tem muita dificuldade. A resolução desse problema seria investir mais nos acessos deste método na educação, conteúdos comuns e políticas públicas que tornem capaz o acesso aos aparelhos tecnológicos, é uma questão de tempo e oportunidade.

2.     Habilitação profissional

Essa sempre foi um desafio para a EAD, muitas coisas mudaram na maneira de aprender e ensinar em nosso país. Mesmo que a educação a distância seja um método antigo, ela acabou evoluindo quando as tecnologias avançaram. Além dos professores, educadores, tutores estarem acostumados com o ensino tradicional, também são consumidores das novas tecnologias e sabem lidar com as novas linguagens.

3.     Investimento nas pesquisas

Os investimentos nas pesquisas interdisciplinares em todo o mundo estão em falta, quando em um país necessita de investimentos para o desenvolvimento científico, é sentido da mesma forma na expansão da aplicação na realização da EAD (educação à distância).

4.     Mudanças mentais

Muitas pessoas ainda têm certo preconceito com ensino à distância e acreditam que para aprender só ocorre quando o aluno está em um espaço físico, com um professor e com as obrigações da instituição, se não há uma estrutura, é impossível aprender alguma coisa fora de uma instituição. Esse pensamento é formado pela visão tradicional de uma educação que não acha que é possível que um aluno seja o único protagonista em seu processo de ensino-aprendizagem. Com o avanço tecnológico o aluno pode escolher os seus horários e estudar na hora que ele puder, em lugares diferentes que uma sala de aula e com recursos diferentes.

5.     Melhorias e qualidade

Os críticos da EAD sempre disseram que essa modalidade tem menos qualidade que um ensino presencial. Isso é verdade, pois há instituições que são qualificadas e outras não são. A EAD não é um método de aprendizagem sem qualidade só porque existem instituições com pouca qualidade. Quanto a distância e a presencial, devem ter a qualidade de seus procedimentos como privilégio.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como estes 3 games podem ajudar na EAD

Educação a Distância - 02/06/2018

Como usar de forma produtiva a liberdade da EaD

Educação a Distância - 01/06/2017