Ensino a distância no Brasil e seus 4 desafios

12/04/2017 16:04:23

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

O ensino a distância no Brasil se tornou uma das inovações que a tecnologia trouxe às pessoas. Seguindo uma tendência nacional da possibilidade de assistir às aulas de todos os cursos (inclusive de graduação e pós-graduação), o ensino EaD se popularizou rapidamente entre a população. Mas, ainda assim, esse modelo de ensino tem vários problemas que ainda persistem. Vamos saber mais quais são esses desafios a serem enfrentados:

1. Ensino a Distância no Brasil e as Velhas crenças

Algumas das críticas acerca sobre o ensino a distância no Brasil possuem fundamentos muito calcados sobre alguns mitos sobre o sistema: por não ser um ensino em que se há a presença do aluno com o professor, muitos acreditam que os cursos EaD são de baixa qualidade. O que não é verdade, pois a interação entre eles acontecem, na maioria das vezes, em plataformas por via de esclarecimento de dúvidas online. Além disso, esse sistema de ensino leva em consideração o estudante, que pode muito bem estar sem tempo de participar das aulas presenciais de forma pontual. Isso significa que ele pode assistir às aulas em todos os lugares e no momento que achar melhor.

2. Falta de acesso aos meios digitais

Nem todas pessoas possuem acesso aos meios digitais. A maioria dos cursos do EaD é oferecido via internet. Isso torna os estudos mais práticos, porém para quem não tem conexão banda larga de alta velocidade, tem mais dificuldades em fazer o curso. Além disso, pessoas que nasceram antes dos anos 80 não têm muita prática com aparelhos tecnológicos, o que também dificulta na sua aceitação nos cursos EaD.

3. Falta de investimentos

Um dos problemas que afeta diretamente o oferecimento de cursos EaD com preços mais acessíveis à população é a falta de investimentos para melhores cursos com custos baixos. Muitas das pesquisas para EaD são feitas em sua maioria por iniciativa privada. Esse problema se dá pela falta de investimentos externos para o avanço científicos de todas as formas.

4. Capacitação de profissionais qualificados

Um dos grandes problemas que acontece dentro de instituições de ensino de EaD é a falta de profissionais adequados com qualificação que possam realizar aulas para os alunos. Com a implantação de EaD sendo um fenômeno recente, muitos dos seus conteúdos são feitos por poucos profissionais com experiência em ensino EaD. Contudo, essa situação pode ser amenizada com o passar dos anos, quando houver uma maior capacitação de professores especializados em ensino a distância no Brasil. O EaD é composto, em sua maior parte, por professores e coordenadores de ensino regular que tentam de várias formas tentar adaptar o ensino a distância no Brasil. Por conta disso, há muita prática que está sendo aplicada pela primeira vez como um tipo de experimento. É uma forma de saber melhor como essa modalidade funciona na prática. Gostou do nosso post? Que tal comentar e seguir nosso blog para as últimas novidades e compartilhar seus textos prediletos nas redes sociais para espalhar conhecimento pela web? Assim, você ajuda a esclarecer outras pessoas sobre a importância da EaD!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual é o melhor horário para webinários

Educação a Distância - 02/05/2016

Conheça 6 riscos antes de escolher um curso online

Moodle [plataforma ead] - 06/11/2017

5 desvantagens de educação à distância

Educação a Distância - 10/09/2015