Joomla 3.0 está chegando

13 de junho de 2012

Aplicações, CMS Joomla

Joomla 3.0 está chegando

Como a maioria de nós já deve saber, estamos cada vez mais próximos do lançamento do Joomla 3.0, e esta versão tem tudo para ser revolucionária.

Desenvolvedores do core e comunidade estão empenhados em transformar esta nova versão do Joomla em sucesso total, através de novas tecnologias e frameworks de trabalho, como é o caso da implementação do BootStrap do Twitter e biblioteca jQuery.

O artigo abaixo, está na comunidade oficial, e nos esclarece um pouco mais sobre atualizações da versão 3.0 e nos deixa informados sobre as datas de lançamento dos pacotes desta versão.

O Joomla 3.0 de certa forma, marca uma nova era para este grande CMS, apesar de sua versão Alpha ser lançada neste mês Julho, a versão final só deve ser disponibilizada em Setembro, mas nada que nos impeça de já ir trabalhando e conhecendo o Joomla 3.0.

Artigo Original http://community.joomla.org/blogs/community/1586-version-30-is-coming.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

A versão 3.0 do CMS Joomla está prevista para lançamento em Setembro. No de você perder este lançamento, decidimos alterar os lançamentos do CMS para Setembro e Março (em vez de Janeiro e Julho), daí a data de lançamento de Setembro. A versão 3.1 seguirá em Março de 2013, com a versão 3.5 em Setembro de 2013.

A versão 3.0 é o nosso primeiro grande lançamento sob o tempo base para o ciclo de lançamentos adotado em Janeiro de 2011. Como tal, representa um desafio excitante para a comunidade e as lideranças – podemos fazer um grande lançamento em um tempo pré determinado?

Além disso, há um ponto muito importante para se manter em mente: a versão 3.0 não é para todos. O Joomla 2.5 é o lançamento com suporte de longo prazo(LTS), e a maioria dos sites que agora estão rodando em 2.5 provavelmente vão querer ficar em 2.5 até a versão 3.5 estar disponível em Setembro de 2013. A versão 3.0 é parte do ciclo de suporte padrão (STS) (juntamente com a versão 3.1) e é para pessoas que precisam de novos recursos ou que simplesmente gostam de estar na ponta. Todos os usuários da versão 3.0 deverão fazer a atualização para 3.1 e 3.5 quando elas forem liberadas.

Que novos recursos estarão na versão 3.0?

Claro que a resposta depende de quais novos recursos estarão prontos em tempo para o lançamento. Então, não podemos saber ao certo até porque estamos muito próximos da data de lançamento. Por esta razão, nada discutido aqui é garantido. Não fiquem bravos com o autor se as coisas não saírem como o esperado!

Com tudo isso em mente, aqui está uma breve discussão sobre o que pensamos e esperamos que seja a versão 3.0. Este é baseado no trabalho que está em curso e no trabalho que está sendo planejado.

Nova marcação e UI Baseada no Bootstrap

A mudança mais visível na versão 3.0 está prevista para ser a nova marcação e UI, com base no framework do Twitter Bootstrap HTML / CSS / JS. O objetivo desta mudança é proporcionar um conjunto padrão de “widgets” de UI que irão permitir aos desenvolvedores de extensão e desenvolvedores de template trabalhar a partir do mesmo conjunto de normas de marcação. Isso permitirá que os desenvolvedores de extensões se concentrem na funcionalidade e que desenvolvedores de templates desenvolvam templates que funcionem sem modificação através das várias extensões. O framework Bootstrap é baseado no framework para JavaScript jQuery. Assim, como parte desta mudança, o Joomla 3.0 deverá incluir jQuery. O MooTools continuará a ser incluído também.

Usando Bootstrap significa que a marcação HTML para as extensões do core vai mudar. Isso significa que os templates criados para a versão 2.5 provavelmente exigirão algumas modificações para funcionar na versão 3.0. Esperamos que estas modificações sejam relativamente simples e pretendemos ter isso muito bem documentado. Esperamos, também, portar as mudanças do Bootstrap para a versão 2.5. Se isso for realizado, então os templates poderiam ser escritos para trabalhar tanto para versões posteriores à 2.5 e para a versão 3.0.

Versão da Plataforma 12.2

Neste momento, o plano é usar a versão 12.2 da Plataforma para a versão 3.0. Esta versão da plataforma está prevista para incluir classes para dar suporte a um novo Unified Content Model (UCM) e incluirá também uma melhor estrutura de Model View Controller (MVC). Estas novas classes não serão utilizadas nos componentes do core para a versão 3.0. No entanto, elas estarão disponíveis para os criadores de extensões começarem a usá-la. Espera-se que os componentes do core sejam mudados para usarem as classes novas da plataforma para o CMS versão 4.0.

Como parte deste, um número de classes que estão atualmente na plataforma (libraries/joomla folder) serão movidas para o CMS (libraries/cms folder). Isso deve ser transparente para as extensões que usam a API para carregar essas classes.

Outras mudanças?

Provavelmente haverá algumas outras mudanças que aparecerão discretamente na versão 3.0. Algumas áreas que possivelmente podem ser melhoradas incluem a busca inteligente, multi-site, o desempenho do SQL, e suporte para PostgreSQL. Tal como acontece com as alterações anteriores, nada disto é garantido. Somente recursos que estiverem prontos até à data de corte serão incluídos.

Processo de atualização e compatibilidade com versões anteriores

O objetivo da versão 3.0 é ser o mais compatível possível. Espera-se que a maioria das extensões da versão 2.5, exceto templates, funcionem com pouca ou nenhuma modificação na versão 3.0. Por causa das mudanças de marcação HTML da mudança para o Bootstrap, os templates provavelmente vão exigir algumas modificações. Isso ficará mais claro à medida que nos aproximamos do lançamento.

O processo de atualização da versão 2.5 para 3.0 deve ser automática e simples, similar às atualizações anteriores. Os usuários podem escolher em uma base site a site para que as atualizações automáticas procurem por atualizações de versão LTS (o padrão) ou atualizações de versão do STS. Dependendo do que escolha, notificações de atualização diferentes serão mostradas quando você entrar no back-end administrativo do site.

Requisitos de Sistema

A versão 3.0 exigirá PHP versão 5.3 e MySQL versão 5.1 (com MySQL 5.5 recomendado). Continuaremos a oferecer suporte ao Microsoft SQL Server e espero que venha a ser adicionado suporte PostgreSQL. Além disso, tem sido proposto liberar suporte para o antigo driver mysql em PHP e requerido o uso do driver mysqli mais recente.

Finalmente, propõe-se exigir o motor INNODB dentro do MySQL. O INNODB é requerido por algumas das novas tabelas da plataforma. Nenhuma dessas mudanças devem causar problemas com hosts que oferecem versões atualizadas de software. Tudo isso acontecerá pelo menos em Setembro de 2013, antes disso será necessário atualizar sites existentes para a versão 3.

Datas Importantes

Como o CMS Joomla está baseado em um tempo de ciclo de lançamento, temos de ser rigorosos quanto as datas de corte. Aqui estão as datas propostas:

01 de Julho: Versão 3.0 pacote Alfa. Este é principalmente para testar extensões de terceiros após a mudança dos arquivos da plataforma para a pasta CMS. Características não tem que estar prontas até lá, mas elas podem ser incluídas se elas estiverem prontas.

01 de Agosto: Versão 3.0 pacote Beta. Este deve conter todos os recursos que estarão na versão 3.0. Para que isso aconteça, todas as características 3.0 precisam estar prontas para se fundir antes desta data.

01 de Setembro: Versão 3.0 RC1. Essa deve ser muito próxima da versão final.

15 de setembro: Versão 3.0.0.

O que você pode fazer?

Precisamos do envolvimento da comunidade para fazer da versão 3.0 um sucesso. Existem muitas maneiras que você pode se envolver. Aqui estão algumas.

1. Participe de um Grupo de Trabalho de Produção. Este é o foco para trabalhar em funções maiores.
Aqui está o link: http://docs.joomla.org/Production_Working_Groups.

2. Ajude a testar novas funcionalidades e correções de bugs. A melhor maneira de se envolver com isso é juntar-se ao Bug Squad e/ou acompanhar o recurso tracker.
O link do recurso tracker é http://joomlacode.org/gf/project/joomla/tracker/?action=TrackerItemBrowse&tracker_id=8549.
O link do Bug Squad é http://docs.joomla.org/Bug_Squad.

3. Ajude com a documentação.
Aqui está o link: http://docs.joomla.org/Production_Working_Groups#Documentation_Working_Group.

Estes são tempos excitantes para o projeto. Por favor, nos ajude a fazer a versão 3.0 do Joomla melhor ainda.

Todos estamos na expectativa da chegada da nova versão do Joomla, até porque pelo pulo que vai ser dado entre as versões, permite que sejam feitas mudanças consideráveis no Joomla 3.0.

Acompanhando como está sendo desenvolvida esta versão, acreditamos que será a melhor versão produzida do CMS. Agora é esperar pra ver.

Até Mais

Fan Page Estudio Site Gostou? Então não deixe de curtir a nossa Fan Page

, ,

Sobre nisan

Nisan Leite é profissional de marketing digital e conteudista da empresa Estúdio Site Informática desde 2011, trabalhando na finalização e testes finais de projetos com Joomla, Magento, Wordpress e Drupal desta empresa.

View all posts by nisan
advert